Inverno saudável: 4 pratos tradicionais que podem ganhar versões saudáveis

Chegou o inverno. De 21 de junho a 22 de setembro, os dias mais frios e aconchegantes trazem também receitas tradicionais e que podem ganhar versões mais saudáveis
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Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

Os mais diversos doces, sopas, cremes e caldos quentinhos, é, claro, os saborosos fondues... Será que possível ser saudável no inverno? A época, tradicionalmente conhecida por suas receitas tradicionais chega trazendo dias mais aconchegantes e opções deliciosas para degustar no frio. Por isso, para aproveitar essa temporada de forma saudável e sem perder a mão na dieta, conheça 4 pratos típicos do inverno e que podem ganham versões fitness, menos calóricas e mais nutritivas, para o seu plano alimentar!

Sendo senso comum ou não, muita gente diz que sente mais forme no inverno. Por isso, que tal, ao invés de resistir às tentações, buscar se adaptar? Segundo a nutricionista Daniella Chein, com algumas mudanças de ingredientes, é possível manter o equilíbrio alimentar saudável e saboroso durante a época:

"Um bom exemplo é o caldo verde, tradicional no inverno. No lugar de carnes gordurosas, utilize o caule de brócolis, pedaços de couve flor e a tradicional couve e, teremos assim, um caldo verde light e rico em fibras e ferro para o nosso organismo", analisa a profissional disponibilizando outros exemplos saudáveis:

4 pratos tradicionais de inverno que podem ganhar versões saudáveis

1 - Fondue de queijo: Mussarela, gorgonzola e provolone compõem o fondue tradicional. Ainda que seja delicioso, o prato se torna gorduroso e com poucos benefícios. Por isso, é hora de o trocar os queijos comuns por magros e em versão light (queijo minas, requeijão...), o leite integral é substituído pelo desnatado e no lugar do pão francês, o pão integral.

Os queijos magros e o leite são boas fontes de cálcio para o organismo, ajudando no fortalecimento dos ossos e músculos. Com uma baixa quantidade de gorduras, os alimentos contribuem com o emagrecimento. Já o pão integral, acrescenta fibras alimentares à refeição, proporcionando saciedade e melhorando o trânsito intestinal.

2 - Pudim: Quem pensou que ficaria sem sobremesa nesse inverno, está enganado. O pudim também pode ser transformado em um doce saudável e com menos calorias. Nessa receita o leite condensado tradicional é substituído pelo açúcar demerara e pelo leite em pó desnatado.

Ao substituir o leite condensado, a receita se torna mais leve e menos calórica. O açúcar demerara também deve ser consumido com moderação, já que ele está entre o açúcar refinado e o mascavo, porém, elimina as gorduras trans da sobremesa.

3 - Creme de milho: Como acompanhante de diversas preparações, o creme de milho atravessa gerações. Tradicional e muito saboroso, a receita possui pouquíssimas substituições para a versão saudável: Troque o leite integral pelo desnatado e sem lactose e a farinha de trigo pode ser substituída pela farinha de aveia.

No creme de milho saudável, a troca do leite diminui bastante a quantidade de calorias e ao acrescer a farinha de aveia, incluímos as fibras alimentares que ajudam a regular os níveis de glicemia no sangue e diminui os riscos das doenças cardiovasculares.

4 - Almôndegas: Versáteis e saborosas, não há receita que não combine com as almôndegas, desde um simples arroz com feijão aos pratos mais sofisticados. Para tornar essa receita mais saudável, é só substituir a carne por frango e acrescentar abobrinha e cenoura ralada.

O frango é uma carne magra saudável, perfeita para compor a dieta com os nutrientes necessários. É rico em proteínas, além das vitaminas A, C e do complexo B que fortalecem o sistema imunológico e nos deixam livres de enfermidades.

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