Pirâmide alimentar: o que é? Entenda com funciona essa base e os seus grupos

A pirâmide alimentar deve ser a base nutricional do nosso dia a dia. Ela consiste nos grupos de alimentos mais importantes para um consumo saudável
A pirâmide alimentar deve ser a base nutricional do nosso dia a dia. Ela consiste nos grupos de alimentos mais importantes para um consumo saudável
A pirâmide alimentar deve ser a base nutricional do nosso dia a dia. Ela consiste nos grupos de alimentos mais importantes para um consumo saudável
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A pirâmide alimentar deve ser a base nutricional do nosso dia a dia. Ela consiste nos grupos de alimentos mais importantes para um consumo saudável
A pirâmide alimentar deve ser a base nutricional do nosso dia a dia. Ela consiste nos grupos de alimentos mais importantes para um consumo saudável
Você, que segue uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva no dia a dia, com certeza já ouviu falar na "pirâmide alimentar", não é? Mas, você realmente sabe do que se trata esse plano? Dentre os conceitos mais utilizados em dietas e regimes, o agrupamento dos alimentos é de suma importância para entendermos quais ingredientes nós ingerimos e os seus benefícios desses para a nossa saúde.

A pirâmide alimentar é basicamente divida em 5 grupos. Do topo para a base, ou seja, de cima para baixo, ela é composta, respectivamente, por: frutas, gorduras saudáveis, carnes, vegetais e água. Dessa forma, pensando nesse formato triangular, entenda, abaixo, a importância de cada grupo e os seus principais componentes.

Frutas: alimentos naturais ricos em vitaminas e minerais

No topo da pirâmide alimentar, as frutas são alimentos essenciais para o nosso consumo diário. Doces e suculentas, elas possuem açúcar natural, conhecida como frutose, que são ótimas fontes de energia para o nosso organismo. Dentre os seus principais benefícios para a saúde, elas se destacam pelas grandiosas quantidades de vitaminas e minerais que, juntos, potencializam seus nutrientes e ajudam no desenvolvimento do corpo e na proteção do sistema imunológico, que defende o corpo do ataque externo de radicais livres, como vírus e bactérias, que podem causar doenças e enfermidades, como gripes e resfriados.

As frutas podem ser usadas para receitas doces ou salgadas, sobremesas, lanches, em sucos, néctar e refrescos, acompanhando o café da manhã ou a última refeição antes de dormir. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 3 a 4 porções por dia. Uma dica valiosa é sempre optar pelas frutas da estação, naturais e orgânicas, pois, estão em seus melhores períodos de sabores e nutrientes.

Melhores opções de frutas para o dia a dia


- Banana
- Maçã
- Mamão
- Uva
- Pera
- Melancia
- Limão

Gorduras saudáveis: mais energia para o organismo


Gorduras saudáveis? Sim, elas existem. Consideradas essenciais para o bom funcionamento do corpo, aumentando consideravelmente os níveis de energia, elas ajudam na absorção de vitaminas em nosso organismo. O ômega 3, ácido graxo muito encontrado em peixes e oleaginosas, é um dos grandes representantes das gorduras boas. O recomendado pela OMS para o consumo de pescados é de, pelo menos, de 2 a 3 vezes por semana.

Melhores opções de gorduras boas para o dia a dia


- Tilápia
- Atum
- Salmão
- Sardinha
- Castanha
- Nozes
- Amêndoas

Carnes: dê preferência às carnes brancas e sem gordura


Mesmo que pessoas vegetarianas ou adeptas do veganismo consigam substituir as carnes animais em suas dietas, esses alimentos são muito importantes dentro do nosso plano alimentar. Ricas fontes de proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares, as carnes brancas, de peixes e aves são as mais indicadas, pois possuem menor quantidade de "gorduras ruins", substâncias danosas e que desequilibram os níveis de colesterol no corpo. Caso você opte pelas carnes bovinas, a dica é fazer preparações mais saudáveis e optar por cortes mais magros.

Melhores opções de carnes para o dia a dia


- Tilápia
- Atum
- Frango
- Novilho ou terneiro

Vegetais: acompanhe suas refeições com legumes e verduras


Não é à toa que as saladas são sempre usadas no dia a dia. A composição de legumes e verduras é fundamentais para o ganho nutricional sem pesar na balança. Os vegetais são alimentos ricos em vitaminas, minerais, e ajudam em processos importantes para a nossa correta digestão.

Melhores vegetais para consumir no dia a dia


- Alface
- Cenoura
- Tomate
- Brócolis
- Beterraba
- Espinafre

Água: a hidratação é fundamental para a nossa alimentação


Se o nosso corpo é formado por 60% de água, é preciso repor isso constantemente. Tanto que o recomendado, segundo a OMS, é bebermos, pelo menos, 2 litros de água por dia, para manter a temperatura do corpo estável e deixar o organismo forte e pronto para funcionar regularmente. Além da famosa H20, nós podemos também hidratar com fontes naturais de sucos de frutas e, até mesmo, isotônicos naturais.

Melhores opções para hidratar o corpo no dia a dia


- Água mineral sem gás
- Sucos das polpas de frutas
- Sucos detox (verde, vermelho, amarelo)
- Isotônicos naturais
- Chás naturais



Receitas:
Salmão
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