Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco, néctar ou refresco? Entenda a diferença entre as bebidas
Guia Culinário 03/03/2015

Suco, néctar ou refresco? Entenda a diferença entre as bebidas

Parece, mas não é. Na infinidade de bebidas de frutas existentes – conheça o suco verde –, algumas são muito próximas, mas não representam a mesma coisa. Por exemplo: você sabe a diferença entre suco, néctar e refresco? É possível que mesmo sem perceber, você já se confundiu. Por isso, vamos especificar as variações e as peculiaridades que distinguem as bebidas.

As principais diferenças entre os três tipos da bebidas estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto. Veja:

Néctar – São bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Esse tipo de produto possui cerca de 30% de suco original da fruta.

Refrescos – São opções não fermentadas, feitas a partir da diluição em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem. Também pode conter adição de açúcar, e conta com apenas 10% de fruta.

Sucos – É o mais saudável. Eles têm em sua composição apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais, além de não conterem aromatizantes, corantes artificiais e açúcar.

Entenda: O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. De acordo com a Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que não tem nada a ver com flores, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas – bem menos do que o suco. O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a estamparem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.

Em relação aos valores nutricionais das bebidas, a nutricionista Caroline Codonho enfatiza a importância do suco natural e, se forem industrializados, a melhor alternativa são os orgânicos. “Sempre que possível, recomendo que os sucos sejam preparados em casa, diretamente da fruta, mas nos dias atuais, muitas vezes essa prática se torna bastante difícil. Nos casos em que eu recomendo sucos industrializados, minha orientação é que consumam os sucos integrais e de preferência orgânicos. Recomendo também os prensados a frio, ocasionalmente, pois por serem em geral uma mistura de frutas e hortaliças, acabam possuindo um valor nutricional melhor, além de propriedades funcionais”, destacou.

Faça você mesmo!

Receitas de bebidas refrescantes Taeq

Suco Rosa

Chá de abacaxi com água de coco

Suco de morango, laranja e beterraba