Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Proteína vegetal: 5 alimentos substitutos da carne
Guia Culinário 01/10/2015

Proteína vegetal: 5 alimentos substitutos da carne

O vegetarianismo, apesar de, a cada dia, ter mais adeptos, ainda é uma prática que causa muitas dúvidas, tanto quem não pratica o consumo de carne vermelha, quanto aos que aderem dietas de uso equilibrado, como os demetarianos. Muita gente acredita que uma alimentação pobre em proteínas não seja saudável, mas, pelo contrário, quando utilizada essa substância em sua origem vegetal, de forma consciente e orientada por um profissional, torna-se ótima opção para a saúde!

A chave para uma dieta livre de alimentos de origem animal é saber combinar os aminoácidos, como explica a nutricionista Giovana Morbi: “Vamos pensar nos aminoácidos como “bloquinhos” ou “tijolinhos” que formam as proteínas. Ao combinar os alimentos de origem vegetal da maneira correta, você conseguirá todos esses “bloquinhos” para construir suas proteínas e levar a vida normalmente!”, enfatiza a profissional, salientando que a dieta vegetariana, quando adequada e preocupada com o consumo de proteínas, é muito saudável:

“A dieta vegetariana tende a ter níveis mais elevados de fibra, magnésio, potássio, folato, carotenóides, flavonóides e vitaminas C e E”, destacou a profissional, listando, abaixo, as cinco melhores fontes desse macronutriente tão importante para construção e manutenção do nosso organismo:

Alimentos indicados para dietas vegetarianas

1 – Lentilha: Além de ser rica em proteínas, ela contribui para liberação mais lenta do açúcar no sangue, estabilizando o nível de energia do corpo. Isso a faz um alimento excelente para refeição de diabéticos, equilibrando os níveis de glicose no sangue. “Também é riquíssima em ácido fólico, essencial na produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar”, acrescenta Giovana.

2 – Feijão azuki: É rico em vitaminas do complexo B, essenciais para produzir energia e reparar os tecidos corporais, e ainda tem vantagem sobre outros tipos de feijões em sua composição: tem mais fibras, mais proteínas e menos gordura. “Também oferece um alto teor de minerais, necessários para uma boa saúde: tem ferro, que ajuda a combater o cansaço do dia a dia, potássio que ajuda na eliminação do excesso de líquido, atuando como um diurético natural. E por fim, contém zinco, cálcio e magnésio, minerais que fortalecem o sistema imunológico”, acrescenta a especialista.

3 – Tremoço: Essa leguminosa possui uma quantidade boa de proteínas e fibras, além de pouca gordura.”É um ótimo alimento para pessoas que estão com colesterol alterado ou precisam controlar os níveis de açúcar no sangue, já que as fibras presentes no tremoço tornam a absorção do açúcar mais lenta e reduzem a absorção do colesterol”, revela Giovana, que alerta: “O tremoço deve ser consumido apenas cozido, pois o grão seco é toxico para o organismo”.

4 – Ervilha: Também com poucas calorias, ela é rica em proteínas e, por isso, é de fácil digestão. Ela também contém vitamina K, que ajuda na formação óssea, e pode aumentar seu nível de energia, devido às vitaminas do complexo B presentes em sua composição. Segundo Giovana Morbi, a ervilha ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e o colesterol também por sua quantidade de fibras, além de prevenir o envelhecimento precoce e favorecer processos de cicatrização, graças sua quantidade de vitamina C.

5 – Grão-de-bico: É considerado uma das melhores fontes de proteína vegetal e é cheio de fibras! Segundo a nutricionista, o grão-de-bico contém uma fibra insolúvel, que cola no colesterol e o remove do corpo. Dessa forma, ele ajuda a controlar e baixar o colesterol e a prevenir derrames e doenças cardíacas.

Outras fontes: Aveia crua em flocos, tofu, quinoa, feijão carioca e feijão preto. Outros alimentos como pistache, amêndoa e a castanha de caju são ricos em proteínas, mas possuem grandes quantidades de gordura, sendo necessário consumi-los de forma moderada.

Veja 3 receitas Taeq relacionadas

– Patê de grão-de-bico

– Lentilha indiana

– Assado de quinua