Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leve, saborosa e nutritiva: Invista na tilápia em sua alimentação!
Guia Culinário 30/09/2015

Leve, saborosa e nutritiva: Invista na tilápia em sua alimentação!

Quem não gosta de comer um peixinho na dieta? Se ele for pouco calórico, super nutritivo e, além disso, econômico, não há como resistir! Assim é a tilápia: um peixe saboroso, versátil na cozinha, de fácil digestão e que traz benefícios múltiplos para nosso organismo, como prevenção de doenças cardíacas e regeneração das células nervosas.

Consistente e muito saborosa, a tilápia é conhecida por sua versatilidade: pode ser preparada, por exemplo, em um churrasco mais saudável, de forma assada, grelhada, frita, cozida– com ou sem molho! Por ser uma carne neutra, ela agrada os mais variados paladares e dá liberdade imensa na escolha de seus acompanhamentos. Essa combinação faz dela um excelente curinga nas dietas alimentares, podendo ser consumida até duas vezes por semana.

“A melhor forma de consumir o peixe é assado, cozido ou refogado para evitar a adição de gorduras, além disso use temperos naturais como coentro, alecrim ou manjericão , além de realçar o sabor ainda acrescenta substâncias antioxidantes ao prato e não é necessário o uso do sal de adição”, aconselha a nutricionista Anete Mecenas.

Benefícios da tilápia para a saúde

A tilápia é rica em proteínas com pouca gordura, diferente de outras fontes mais comuns do macronutriente, como a carne bovina e o frango. Segundo a especialista, quando comparada com outros peixes, ela é uma das mais ricas nesse nutriente e apresenta um valor calórico menor, o que permite, dentro de um consumo alimentar equilibrado, acelerar o nosso gasto energético e contribuir para a redução de peso. Além disso, o peixe é facilmente digerido, o que faz dele um prato ideal para ser consumido nas altas temperaturas da primavera e verão brasileiros.

Além do alto valor proteico, a tilápia tem uma quantidade significativa de ômega-3, gordura boa que diminui o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, reduz os processos inflamatórios, ajuda no desenvolvimento cerebral e regeneração de suas células – o que faz do alimento um excelente aliado no tratamento de ansiedade, distúrbios de sono e depressão.

“Os peixes são excelentes fontes de ácidos graxos insaturados e a tilápia é fonte de ômega-3, selênio, fósforo, potássio, niacina, vitamina B6 e vitamina B12”, destaca a Dra. Anete.

Minerais, como cálcio, iodo e cobalto também são encontrados nesse peixe, junto com vitaminas A e D, que fazem dele um alimento completo, nutricionalmente falando. Esses micronutrientes trazem vários benefícios, como: contribuição para a boa visão, auxilia no desenvolvimento do feto, é importante para os processos de formação da pele, manutenção do tecido ósseo, melhora do funcionamento do sistema imunológico, entre outros.