10 mandamentos para uma alimentação saudável

Você já deve ter ouvido alguma vez a frase: "Somos aquilo que comemos", não é? Pois bem, essa máxima, apesar de muito relacionada aos dias atuais, é bem antiga, pertencente a Hipocrátes, o "pai da medicina", há mais de 2.500 anos. Diante de toda a sua sabedoria, ele ainda acrescentava: "Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento". Secular ou atual, a verdade é que não há como desvincular questões de bem-estar e qualidade de vida, a uma alimentação saudável.


Alimentar-se corretamente significa manter uma pirâmide nutricional regrada, harmoniosa e comprometida aos grupos alimentares e horários de cada refeição, o que a torna tarefa difícil para os dias atuais. Por isso, vamos apresentar algumas medidas básicas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, através do Guia Alimentar para a População Brasileira 2014 , que seguidas, vão melhorar sua vida, conciliando a alimentação adequada ao ritmo e demandas da correria cotidiana

Conforme apresenta um trecho do Guia, as devidas informações a respeito dos cuidados com a saúde, através da alimentação, é de irrestrito direito da população, constituindo às diretrizes um importante instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis: "(...) Considerando os múltiplos determinantes das práticas alimentares e, a complexidade e os desafios que envolvem a conformação dos sistemas alimentares atuais, o guia alimentar reforça o compromisso do Ministério da Saúde de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a promoção e a realização do direito humano à alimentação adequada".

Para isso, é preciso uma reeducação dos hábitos alimentares. Veja a galeria dos 10 mandamentos para uma alimentação saudável:

1 – Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras: Todos esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. Já as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e ajudam o sistema imunológico, prevenindo doenças.

2 – Coma feijão: Pelo menos uma vez ao dia: Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas, como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2 . A iguaria é fonte rica em proteínas importantes para a saúde!

3 – Reduza o sal: O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas como alternativa para salgar os alimentos.

4 – Reduza a gordura: Evite carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Se for consumir, que seja no máximo uma vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite, iogurtes desnatados e queijos brancos.

5 – Não pule refeições: Faça pelo menos 4 refeições por dia: Café da manhã, almoço, jantar e lanches. O organismo regulado funciona melhor.

6 – Mantenha um peso saudável: Veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9 kg/m2. Esse dado mostrará se seu peso está adequado para a sua altura.

7 – Modere alimentos ricos em açúcar: Doces, bolos, e biscoitos são gostosos, mas nada saudáveis. Para adoçar a vida, prefira, por exemplo, os cereais integrais.

8 – Coma devagar: Faça de sua refeição um momento prazeroso. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para aguçar o paladar.

9 – Hidrate-se: 60% do nosso corpo é composto por água! Portanto, beba em média 2 litros do líquido (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.

10 – Exercite-se: Reserve, pelo menos, 30 minutos para atividades físicas todos os dias. Uma simples caminhada pelo quarteirão de sua casa ajuda no funcionamento do organismo.

Cuidados: Comece pelos passos que você acredita ser mais fáceis de cumprir; o hábito se adquire com o condicionamento. Quando sentir que um passo já faz parte da rotina, siga para o próximo, gradativamente. A alimentação saudável pode e deve ser gostosa. Faço o uso receitas para aumentar as opções do seu novo cardápio!

*OBS: Importante frisar que esse serviço não tem como objetivo substituir uma consulta médica. As informações aqui divulgadas têm apenas a função de fornecer uma orientação geral, o que pode não se aplicar a casos específicos. Consulte sempre um nutricionista ou médico sobre quais alimentos são indicados em seu caso.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Bem-estar, Sem colesterol, Alimentos ricos em proteínas, Frutas, Legumes, Vegetais, Alimentos orgânicos, Café da manhã, Lanches, Carne

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