Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja as diferenças e benefícios dos 4 tipos de limões mais populares do Brasil
Guia Culinário 04/02/2016

Veja as diferenças e benefícios dos 4 tipos de limões mais populares do Brasil

Se a vida te der um limão… Faça dela muito mais do que uma simples limonada! Uma das frutas mais poderosas utilizadas na gastronomia, tanto em receitas doces como salgadas, a variedade de limões existentes chega, aproximadamente, a uma centena de espécies em todo mundo. Rica fonte de vitamina C, o alimento é importante aliado da nossa saúde. Por isso, selecionamos os quatro tipos mais consumidos atualmente no Brasil para apresentar suas características e benefícios. Veja!

Os quatro os tipos de limão mais populares no Brasil são: Taiti, cravo, galego e siciliano. Desses, apenas o siciliano pode ser considerado um “limão genuíno”. O galego e o taiti, na verdade, são limas ácidas, “primas” do limão, enquanto o cravo é um “cruzamento” entre a tangerina e o verdadeiro limão. A nutricionista Adriana Ávila explica os benefícios desse fruto:

O limão fornece vitamina C, o ácido ascórbico, que cuida da nossa imunidade frente às doenças e o mineral potássio que evita cãibras . O que varia entre eles é a coloração, o tipo de casca e o tamanho do fruto”, explica.

Além disso, a quantidade de suco e a acidez no sabor também variam. Saiba quais as características de cada um, pois a depender do sabor, há uma melhor opção para uma determinada preparação culinária:

Tipos de limões e suas características

Taiti – É o menos ácido e o mais encontrado no país. Para identificá-lo no mercado é fácil: a casca é fina e é aquele que tem poucas sementes, com formato mais arredondado. Por ser bastante suculento, é ideal para limonadas e drinks como a caipirinha.

Cravo ou caipira – Ele tem sabor e aroma bem característicos e é também conhecido como limão rosa. A casca é alaranjada e tem nervuras. É boa opção para marinar carnes e temperar saladas.

Galego – É aquele limão menor, com a casca mais fina e verde clara, de formato bem arredondado. Mas não se engane pelo tamanho, apesar de pequeno é bem suculento. A acidez não é muito forte, o que torna esse tipo indicado para uma variedade grande de receitas: sorvetes, molhos, tempero, drinques, doces e sucos.

Siciliano – Esse é o “verdadeiro” limão! O mais antigo do mundo, é também conhecido como eureka ou Lisboa. Sua casca é amarelada e bem grossa e seu formato é alongado. Ele não é muito suculento como os outros, e seu sabor é bem ácido, o que faz dele matéria prima ideal para molhos e para saborizar pratos cheios de personalidade como risotos.