Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Varie nas saladas: 10 hortaliças que devem fazer parte da sua alimentação
Guia Culinário 04/08/2015

Varie nas saladas: 10 hortaliças que devem fazer parte da sua alimentação

Mais conhecidas como verduras e legumes, as hortaliças são os alimentos mais versáteis, leves e nutritivos para acompanhar e variar a nossa alimentação do dia a dia.Incluídas principalmente em saladas, esse grupo tem muito mais a nos oferecer. Além de fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras, elas possuem compostos bioativos que deixam o organismo equilibrado, mais vivo e forte, que melhoram a disposição do corpo e potencializam os aspectos mais saudáveis da vida.

As hortaliças são tão importantes para nossa formação corporal, que o Ministério da Saúde, em junto à Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções dos alimentos por dia. Mas, não só a quantidade é importante. É necessário diversificar o menu, alternando diferentes alimentos a cada refeição.

“Nesse aspecto, o Brasil é um país privilegiado, no qual as condições de solo e clima permitem o cultivo de uma enorme diversidade de espécies de hortaliças, garantindo a disponibilidade de produto fresco durante todo o ano”, diz a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Embrapa. O órgão, inclusive, lançou o projeto “Hortaliça não é só salada”, um programa com informações e dicas para facilitar na hora de comprar, conservar e cozinhar esses alimentos.

Conheça algumas hortaliças e saiba os seus benefícios

Abóbora – Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A abóbora é um fruto rico em vitamina A.

Abobrinha – É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Possui poucas calorias.

Acelga – Cerca de 100 g dessa hortaliça atendem a necessidade diária de vitamina A de um adulto. Apresenta também razoável teor de vitamina C.

Agrião – O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo.

Alface – A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A.

Alho – Rico em vitaminas do complexo B e contém uma quantidade de fósforo expressiva.

Berinjela – Apesar de ainda pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5

Brócolis – O brócolis é uma hortaliça com poucas calorias, sendo recomendável em regimes de emagrecimento. Possui considerável teor de vitamina C.

Cenoura – A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio.

Ervilha – As ervilhas são hortaliças muito nutritivas e fornecem boa quantidade de vitaminas A, C e B, minerais e fibras.