Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 02/12/2019

Ricota de kefir: aprenda a preparar a receita dessa alternativa ao queijo

Se você ainda não sabe o que é kefir, não sabe o que está perdendo! Esse é um dos alimentos mais ricos em propriedades nutritivas e benéficos para o organismo, já que é composto por vitaminas do complexo B, minerais (como o cálcio, o magnésio e o fósforo) e algumas enzimas que ajudam na digestão. Aliás, ele é superindicado para pessoas que sofrem com problemas intestinais. Além de ser uma bela alternativa ao queijo, como no caso desta receita! Quer saber como preparar uma deliciosa ricota de kefir? Então, confira!

Primeiro, saiba como produzir o próprio kefir

Para os que ainda não sabem, o kefir é produzido a partir do processo de fermentação. Ele é derivado de um conjunto de bactérias probióticas que podem ser obtidas por meio de doações – normalmente 1 colher de sopa em forma de bactérias em forma de grãos. Somente a partir disso é possível realizar a fermentação e, de fato, produzir o probiótico.

O processo pode ser feito à base de leite ou de água + açúcar mascavo. Basta misturar os grãos com 200 ml de leite (ou 250 ml de água e 1 colher de sopa do açúcar), esperar 24 horas para que a fermentação aconteça e coar todo o produto com uma peneira. Prontinho! A parte coada será a base da sua receita.

Como preparar a receita de ricota de kefir

A receita de ricota de kefir leva apenas 3 ingredientes: leite – de preferência o integral, pois o desnatado e semi desnatado pode coalhar o queijo -, kefir e sal. Comece colocando de 1,5 L a 2 L de leite integral numa panela, em fogo médio, até levantar fervura e vá mexendo aos pouquinhos. Quando estiver borbulhando, despeje cerca de 500 ml de kefir e incorpore o conteúdo.

O próximo passo é separar um escorredor (pode ser aquele de macarrão, de arroz, ou qualquer um que você tenha disponível) e um pano de prato. Com a mistura de leite e kefir já fria, cubra o escorredor com o pano e, por cima, entorne o conteúdo. Segure a pontas do pano e forme uma bolsinha de ricota de kefir, deixando todo o soro escorrer pelo recipiente. Se quiser acelerar o processo, aperte e torça o pano de prato.

Quando restar apenas a ricota, coloque o pano em um recipiente de sua preferência e tempere a ricota com sal a gosto. Com uma colher, misture bem, apertando aos pouquinhos para que ela fique bem encorpada e consistente. Feche o pano novamente e deixe o refratário na geladeira por algumas horas (o ideal é que fique de um dia para o outro para a consistência ficar 100% perfeita!). Depois é só desenformar em um outro recipiente e servir! Você também pode cortá-la em pedacinho e servi-la meia esfareladinha, que também fica uma delícia. Muito simples né? Ah, e ela acompanha muito bem uma geleia de frutas, mel ou um pãozinho, fica a dica!

Obs.: Para fazer uma boa porção de ricota, a receita deve acompanhar no mínimo 800 ml de leite e 200 ml de kefir.

Se quiser um sabor a mais, tempere a sua ricota

Para garantir um gostinho extra (além de ser uma ótima maneira de reduzir na quantidade de sódio) você também pode temperar a sua ricota! Vale utilizar orégano, pimenta-do-reino, pimenta biquinho, ervas finas ou qualquer tempero que agregue sabor e caia bem com um queijinho.