Varie nos temperos: Veja dicas para reduzir o sódio na alimentação

Equilibrar o consumo de sódio é muito importante para mantermos nossa alimentação em dia. Para isso, diversos temperos servem para substituir o mineral, deixando a comida mais harmoniosa, saudável e com aquele toque salgadinho no sabor.
Equilibrar o consumo de sódio é muito importante para mantermos nossa alimentação em dia. Para isso, diversos temperos servem para substituir o mineral, deixando a comida mais harmoniosa, saudável e com aquele toque salgadinho no sabor.

Equilíbrio é tudo na vida, principalmente quando se trata da qualidade de nossa alimentação. E essa tese faz ainda mais sentido se estivermos falando sobre o sódio, mineral de suma importância para manter as funções do organismo, mas também que tem sido um dos maiores obstáculos da nutrição funcional. Para que haja um maior controle sobre seu uso, alguns temperos são ideais para deixar suas refeições mais saudáveis e não menos salgadinhas para o paladar!

O sódio pode estar presente naturalmente em alguns alimentos, como no sal de cozinha, por exemplo, e também pode ser adicionado artificialmente, caso das preparações congeladas e embutidas. "A ingestão de sódio recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é no máximo 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio em uma colher de chá rasa. O brasileiro tem consumido mais que o dobro", compara a nutricionista Shalimar Diniz.

Uma das opções atuais para o uso do sódio são os substitutos do sal, contendo cloreto de potássio que podem ser consumidos, principalmente, por pessoas com problemas de saúde decorrentes do excesso desse mineral.

Segundo a profissional, o grande desafio é ficar atento aos alimentos com grande quantidade de sódio e reduzi-los. Frutos do mar, enlatados, conservas, embutidos e defumados são alguns dos itens com sinal vermelho, e precisam ser consumidos com moderação.

Opções para o consumo saudável do sódio

Uma das principais alternativas para neutralizar os efeitos do sódio seria o aumento de alguns nutrientes. "Alimentos com potássio, como água de coco, banana, abacate, folhas verdes e iogurte ajudam no equilíbrio do sódio no organismo e na prevenção de doenças," destaca a nutricionista, ressaltando à importância de investir em temperos naturais e ervas nos preparos. "Quanto mais temperar uma comida, menos precisará de sal. Então capriche no alho -principalmente o brasileiro- , cebola, cheiro verde, salsão, manjericão, orégano, alecrim", destaca.

Outra alternativa, seria bater o sal marinho grosso ou rosa no liquidificador com as ervas e usar esse tempero na comida. Mas, atenção: mesmo bem mais saudáveis que a versão tradicional, Shalimar alerta que, ainda assim, é necessário usar com moderação.

Investir em opções mais naturais e mais ricas nutricionalmente é mais uma dica da nutricionista. "Consumir o máximo de alimentos naturais possível e garanta um cardápio com menos sódio e mais saúde", orienta Shalimar.

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