Complexo B: para que servem as suas vitaminas e como elas nos ajudam a viver bem

De uma forma geral, as vitaminas do complexo B ajudam a dar energia para o corpo, e muitas delas são encontradas em vegetais verde-escuros
De uma forma geral, as vitaminas do complexo B ajudam a dar energia para o corpo, e muitas delas são encontradas em vegetais verde-escuros

Cada vitamina tem uma função específica no nosso corpo, permitindo que o organismo funcione de maneira eficiente e evitando o surgimento de possíveis doenças. E dentre as mais conhecidas (A, C, D), temos o complexo B. Embora muita gente não saiba, esse nome é utilizado para designar uma série de vitaminas conhecidas pela letra B e um algarismo, como B6 e B12. Cada uma possui um benefício próprio, que quando somados nos dão energia e indiretamente proporcionam bem-estar. Conheça as suas características:

Vitamina B1 (tiamina) dá mais energia para o corpo

Um detalhe que é muito importante a respeito das vitaminas do complexo B é que elas ajudam a dar energia para o corpo. Com a vitamina B1, também conhecida como tiamina, não é diferente, mas esse não é seu único benefício. Seu consumo está associado ao bom funcionamento do sistema nervoso, melhorando a função cognitiva. Além disso, previne doenças cardiovasculares e ajuda a desenvolver a musculatura. A tiamina é encontrada principalmente nas carnes, o que inclui tanto a suína quanto a bovina, mas ela também está presente no reino vegetal. Nesse caso, leguminosas e cereais integrais são as fontes mais indicadas.

Vitamina B2 (riboflavina) é essencial para o processo metabólico

A vitamina B2 é essencial no processo metabólico, já que é ela que transforma lipídeos (gordura), proteínas e carboidratos em energia. Por isso, alimentos ricos em riboflavina são essenciais para quem pratica exercícios. Outra vantagem é que, assim como a vitamina C, ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Também ajuda no bom funcionamento dos sistemas digestório e nervoso. É possível encontrá-la em alimentos comuns do nosso dia a dia, como leite e ovos. Mas veganos não precisam se preocupar, pois vegetais verde-escuros e cereais integrais também são boas fontes de riboflavina.

Vitamina B3 (niacina) combate problemas cardíacos

Ao ajudar a reduzir os níveis de colesterol, a vitamina B3 se mostra essencial no combate a problemas cardíacos, já que além de melhorar a circulação sanguínea ainda evita o entupimento das artérias. Também ajuda a prevenir a diabetes, e por ser antioxidante evita o envelhecimento precoce e reduz as chances de um câncer se desenvolver. Ela é encontrada legumes, leite, ovos, peixes, aves e grãos.

Vitamina B5 (ácido pantotênico) ajuda a controlar os níveis de colesterol

Tudo bem que a vitamina A é conhecida por ajudar a fortalecer os cabelos, mas a B5 também é muito indicada para quem quer mantê-los saudáveis. Além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol, reduzindo os do ruim (LDL) e aumentando os do bom (HDL). Por fim, melhora a cicatrização e atua na produção hormonal. É possível encontrar o ácido pantotênico em sementes de girassol, fígado, frango, cogumelos, abacate, brócolis e salmão.

Vitamina B6 (piridoxina) evita a anemia

Por ajudar no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, a vitamina B6 permite o transporte de ferro pelo corpo, e com isso evita a anemia. Aliás, de uma forma geral é muito boa para o sistema cardiovascular, evitando problemas relacionados à pressão sanguínea e aos níveis de colesterol. Entre os alimentos ricos em piridoxina temos frutas como banana, abacate e melancia, além de fígado, semente de girassol, bacalhau e espinafre.

Vitamina B7 (biotina) trabalha na síntese de ácidos graxos

Chamada por alguns de vitamina H, a biotina trabalha na síntese de ácidos graxos, além de deixar unhas e cabelos mais fortes. Ela é encontrada em alimentos bem comuns na nossa dieta diária, como ovo, leite. Também aparece em boas quantidades em peixes, batatas, nozes, banana e arroz integral.

Vitamina B9 (ácido fólico) é especialmente indicada a gestantes

O ácido fólico é especialmente indicado a gestantes, principalmente as que estão no início da gravidez, já que previne a má formação no tubo neural do bebê. Mas além disso é bom para o sistema digestório, permitindo que o intestino funcione melhor, e ainda fortalece o sistema imunológico. A vitamina B9 é encontrada principalmente em leguminosas e em folhas verde-escuras.

Vitamina B12 (cobalamina) atua no sistema nervoso central

A cobalamina é muito importante para o sistema nervoso central, evitando problemas neurológicos, além de reduzir o estresse e proteger o corpo da ansiedade e da depressão. Por fim, também deixa pele, cabelo e unhas mais saudáveis. A vitamina B12 é encontrada em alimentos à base de soja, fígado, ostras, salmão, truta e cremes de amendoim.

Receitas:
Salmão
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