Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 temperos que você deveria usar com mais frequência na cozinha
Guia Culinário 11/12/2018

7 temperos que você deveria usar com mais frequência na cozinha

Temperos são indispensáveis para que a refeição ganhe um gostinho a mais, além de também aparecerem como aliados para quem precisa diminuir a quantidade de sal na comida. Mas, para garantir um cardápio que seja o mais saudável possível, é importante investir em opções que entreguem vários benefícios para a saúde por serem ricas em nutrientes. Sabe quais são elas? Confira nossa lista para já adicionar os temperos ideais ao seu cardápio:

1 – Gengibre

Muito usado na culinária japonesa e com um sabor versátil para pratos doces e salgados, o gengibre é muito indicado para o cardápio de quem quer seguir uma dieta saudável por ser um alimento termogênico – ou seja, do tipo que precisa de uma maior queima de energia do corpo para que seja digerido. Além disso, ele também aparece como um aliado contra gripes e resfriados, é bom para digestão, ajuda a aliviar dores e impede o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes.

2 – Tomilho

Muito usado na Antiguidade para fins medicinais, o tomilho também entrega vários benefícios para a saúde. Um deles é o aumento da imunidade por estimular a produção de glóbulos brancos, mas não para por aí: ele também conta com ação antioxidante, reduz a pressão arterial por diminuir o colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta o bom, e ainda traz melhoras no humor.

3 – Coentro

Outro tempero que não pode faltar na sua cozinha é o coentro. Isso porque uma de suas principais vantagens é o efeito detox que ele entrega para o corpo por ajudar o fígado a eliminar as toxinas do organismo e resolver qualquer problema ligado à inflamações. Para completar, ele também é um ótimo antioxidante, reduz diversos tipos de mal-estar – incluindo sintomas de Tensão Pré-Menstrual – e, versátil, pode ser usado em diversas preparações.

4 – Manjericão

Apesar de ser muito lembrado para o preparo das pizzas, o manjericão também pode ser usado em muitas outras preparações – como massas em geral, molhos e temperos de carne, por exemplo. Mas os motivos para apostar nele vão muito além da sua versatilidade e de seu sabor inconfundível, já que a hortaliça também conta com várias vantagens para a saúde. Dentre elas, está o efeito calmante para aliviar a insônia, combate à indigestão, melhora na irritação da pele, ajuda no tratamento de laringite e faringite, e auxílio no tratamento de inflamações dos ossos.

5 – Pimenta

Assim como o gengibre, a pimenta também é um alimento termogênico – e, por isso, aparece como um aliado para quem deseja emagrecer. Mas tem muito mais: a capsaicina, que é responsável pelo seu sabor ardido, também conta com propriedades analgésicas; combate a ação nociva dos radicais livres por ser um ótimo antioxidante; e ainda funciona como um afrodisíaco por aumentar a libido.

6 – Curry

Por ser uma mistura de vários condimentos – incluindo coentro, gengibre, noz moscada, pimenta (de diferentes tipos), canela e cominho -, o curry é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Dentre seus principais benefícios, além do seu gosto característico, é eliminar as toxinas do corpo, funcionar como um excelente antioxidante, combater náuseas e ainda ajudar a controlar o colesterol.

7 – Páprica

Para fechar a lista, a páprica não poderia ficar de fora! Na versão doce ou picante, ela tem a vantagem de poder ser usada em diferentes preparações e de também contar com vários benefícios – como uma melhora no metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e cardiovascular, controle dos níveis de açúcar no sangue e propriedades analgésicas por ter a mesma capsaicina presente na pimenta, e, ainda, aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras.

Produtos relacionados