Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O outono começou! Saiba em quais frutas investir nessa estação
Guia Culinário 20/03/2019

O outono começou! Saiba em quais frutas investir nessa estação

Após meses de calor intenso, chega o outono para dar uma reduzida na temperatura e trazer novas atividades para o nosso cotidiano. Mas como em qualquer época do ano é importante ter uma alimentação saudável, a dica é apostar nas frutas próprias da estação. Afinal, por ser o período de colheita natural elas são mais suculentas e enchem as prateleiras dos orgânicos. Saiba quais são as mais indicadas para os próximos três meses:

Abacate é rico em gorduras boas

A primeira fruta da lista possui tantos benefícios que pode até ser considerada um superalimento. Antes de mais nada, o abacate é rico nas vitaminas A, C, E e do complexo B. A primeira ajuda na vitalidade do cabelo e da pele, enquanto a segunda auxilia na absorção de ferro pelo organismo, além de ser antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no corpo, fortalecendo o sistema imunológico, evitando a oxidação celular e consequentemente impedindo o envelhecimento precoce. Ser antioxidante, inclusive, é a grande característica da vitamina E. Já as do complexo B atuam no sistema nervoso, garantindo o bem-estar dos neurônios, melhorando a memória e reduzindo as chances de o corpo desenvolver alguma doença cerebral, como o mal de Alzheimer.

Além disso, o abacate também é fonte dos minerais ferro, cálcio e o fósforo. O primeiro atua na produção de hemoglobinas, o que evita a anemia. O segundo fortalece ossos e dentes, e por isso impede o desenvolvimento de problemas relacionados a eles, como é o caso da osteoporose. Por fim, temos o fósforo, que além de ter o mesmo benefício do cálcio ainda dá mais energia e disposição para o corpo.

Por fim, o abacate também é rico em gorduras boas, e por isso reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) enquanto aumenta os do bom (HDL). Com isso, evita problemas relacionados ao sistema cardiovascular, como o infarto, gerado pelo acúmulo de placas de gordura no sangue.

Banana é fonte de potássio

A grande vantagem da banana é ser uma grande fonte de potássio. Isso significa que ajuda a equilibrar os níveis de água no corpo, além de atuar na contração muscular e na transmissão nervosa. Com isso, o mineral é excelente para evitar cãibras. Outro benefício da banana é ser rica em fibras, o que significa que permite a melhor absorção de nutrientes pelo intestino, ajuda o sistema digestório a funcionar melhor e ainda dá maior sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar. Por fim, possui boas quantidades das vitaminas A e C.

Kiwi possui baixo índice glicêmico

Você sabia que o kiwi é considerado um alimento naturalmente orgânico? Isso ocorre porque ele resiste a boa parte dos resíduos dos pesticidas. Além disso, a fruta é fonte de fibras, vitamina C e tem baixo teor de calorias. Por fim, possui baixo índice glicêmico, o que é essencial para diabéticos, já que ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.

Laranja é fonte de vitamina C

Assim como outras frutas cítricas, a laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Mas não pense que esse é seu único benefício! Ela também ajuda a hidratar e a regular o pH da urina, evitando, com isso, problemas renais. Também é rica em fibras e auxilia no processo de cicatrização do corpo.

Maracujá alivia o estresse

Muito lembrado por ser um calmante natural, o maracujá alivia o estresse por ter substâncias que atuam no sistema nervoso central e agem como tranquilizantes e relaxantes musculares. Além disso, o maracujá também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de ter boas quantidades dos minerais ferro, cálcio e fósforo.

Tangerina é rica em vitaminas e minerais

Por fim, temos a tangerina, uma fruta que também possui benefícios de sobra. Além de ser bem fibrosa, ela é rica em potássio, cálcio, fósforo e magnésio. É bom frisar que esse último mineral ajuda a manter o coração saudável, previne pedras nos rins e ainda auxilia no tratamento da pressão alta. Por fim, também é fonte das vitaminas A, C e do complexo B.