Framboesa: as propriedades dessa fruta vermelha que é fonte de antioxidantes

A framboesa é uma fruta rica em vitamina C e potássio
A framboesa é uma fruta rica em vitamina C e potássio

Se você faz parte do time que ama sucos e smoothies de frutas, é possível que já tenha experimentado algumas receitas com a framboesa. Ela faz parte do grupo seleto das "frutas vermelhas", que fazem muito sucesso e funcionam como ótimos antioxidantes - além de serem ricas em diferentes tipos de vitaminas. Aqui, a gente separou diversos benefícios que a framboesa traz para a alimentação. É só continuar lendo!

A função antioxidante é um dos principais benefícios da framboesa

A grande vantagem da framboesa (assim como de outras frutas vermelhas) é a presença de antioxidantes. Afinal, quem é que não quer envelhecer com saúde, garantindo elasticidade e beleza à pele? A framboesa é um dos muitos ingredientes que podem te ajudam a retardar o envelhecimento celular, além de fortalecer o corpo contra diversas doenças.

A framboesa é uma excelente fonte de vitamina C

Quando pensamos na vitamina C, que é um nutriente famoso por fortalecer o nosso sistema imunológico, logo vem à cabeça frutas como laranja e limão. Só que a framboesa também pode entrar nessa lista, sabia? Se você estiver com alguma gripe ou resfriado, dá para fazer uns sucos deliciosos com essa frutinha. A vitamina C, inclusive, também funciona como antioxidante, além de ser boa para a cicatrização e para o controle do colesterol.

Ela também é rica em fibra e em potássio

Outra vantagem dessa fruta é que ela é bem rica em potássio, mineral que tem tudo a ver com a saúde dos músculos e da circulação sanguínea. Quando ingerimos potássio com bastante frequência evitamos o risco de contrair doenças cardiovasculares e também regulamos o nosso metabolismo. Não é à toa que muita gente tem o costume de ingerir frutas que são fonte desse mineral (como a banana) antes de praticar exercício! Outra vantagem incrível da framboesa é que ela é rica em fibras, o que também ajuda muito o sistema digestivo a funcionar melhor.

A framboesa é muito indicada para gestantes

Você sabia que a framboesa é ótima para mulheres grávidas? Isso porque ela é rica em ácido fólico, nutriente que garante o bom desenvolvimento do bebê durante a gestação. Muitas mulheres, inclusive, tomam cápsulas com ácido fólico para garantir uma gravidez mais saudável. Só que para fugir dos comprimidos e ter uma alimentação equilibrada, a nossa dica é recorrer aos sucos e receitas com framboesa - já que, além de saborosa, a frutinha é rica nesse nutriente.

Obs.: Existem outros alimentos que, assim como a framboesa, são ricos em ácido fólico, como abacate, morango, laranja, nozes, sementes, brócolis e vegetais verde escuros. O segredo é fazer uma alimentação balanceada com todos eles!

Essa fruta também ajuda a combater a degeneração macular

Em algumas situações específicas, o consumo da framboesa pode ser ainda mais benéfico, sabia? No caso da degeneração macular, por exemplo, que consiste na perda da visão devido a danos na retina, a framboesa costuma ser recomendada como remédio natural. Isso porque ingredientes com muitas vitaminas e antioxidantes são ótimos para combater esse tipo de problema. Então, uma boa dica é se alimentar de forma leve, principalmente pela manhã, com framboesas, iogurte, granola e outros ingredientes ricos em vitaminas.

Você pode consumir a framboesa de diversas formas

In natura: Esse é um dos jeitos mais gostosos de consumir a framboesa - ela pura e bem lavada, sem nenhum acompanhamento. Uma boa dica é colher essa frutinha e armazenar num pote para ir comendo algumas porções durante o dia.

Sucos e smoothies: Você pode fazer sucos de frutas vermelhas com framboesa, morango, amora, jabuticaba etc. Também dá para ousar, misturando com verduras (como a beterraba) e outros ingredientes bem saudáveis. É só usar a criatividade para fazer sucos bem coloridos e nutritivos!

Doces e receitinhas caseiras: Existem diversos doces, geleias e tortas que você pode preparar com base na framboesa. A geleia de frutas vermelhas, por exemplo, é uma das mais saborosas que existem. Você pode usá-la para rechear pães, torradas ou até mesmo no preparo de bolos e tortas. Vai ficar uma delícia!

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