
É conhecido que o corpo humano necessita de diversos nutrientes para funcionar corretamente. E, para manter a saúde e garantir esse bom funcionamento do organismo, precisamos ingerir os nutrientes necessários através da alimentação. Alguns, como as vitaminas e os minerais, são muito lembrados quando se fala de alimentação saudável, mas outros são um pouco mais esquecidos. É o caso das fibras, substâncias muito importantes para a saúde e encontradas em diversos tipos de alimentos. Elas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois ajudam a regular o sistema digestivo e controlar os níveis de colesterol no sangue. Mas, afinal, você sabe quais alimentos são ricos em fibras e devem ser incluídos na sua dieta? Confira!
O que são as fibras?
Fibras são substâncias presentes em alguns alimentos e que não são digeridas pelo organismo. Ou seja, elas passam intactas por todo o sistema digestivo até serem eliminadas - mas, embora não sejam digeridas, elas têm diversos efeitos no corpo humano. As fibras dão sensação de saciedade após as refeições e, por isso, são conhecidas por serem aliadas das dietas de emagrecimento. Além disso, elas absorvem gorduras e glicose, ajudando a controlar os níveis de colesterol e o índice glicêmico - função particularmente importante para diabéticos. Por fim, as fibras ajudam a regular as funções do sistema digestivo e evitar casos de diarreia e prisão de ventre.
Quais os tipos de alimentos mais ricos em fibra?
1 - Alimentos integrais: opte por pães, arroz e massas integrais, que são muito mais ricos em fibras que as versões não integrais.
2 - Folhas verdes: verduras como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis também são ricas nesse nutriente.
3 - Leguminosas: outra excelente fonte de fibras são as leguminosas como o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.
4 - Oleaginosas: muito consumidas por pessoas que buscam a perda de peso, oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e pistache são ricas em fibras.
5 - Frutas: frutas - como maçã, pera, goiaba, caqui, abacate, figo, pêssego e muitas outras - também são fonte de fibras, especialmente se forem consumidas com casca. Ameixa e damasco secos também entram na lista.
6 - Cereais: aveia, cevada, granola, germen de trigo e milho também são ricos em fibras e devem fazer parte de uma alimentação saudável.
7 - Legumes: cenoura, beterraba, pimentões e abóbora são fonte de fibras e têm diversos nutrientes fundamentais para a saúde.