4 motivos para quem se exercita consumir mais alimentos ricos em potássio

Banana é um alimento rico em potássio, e por isso é muito bem-vindo na dieta de quem faz exercícios
Banana é um alimento rico em potássio, e por isso é muito bem-vindo na dieta de quem faz exercícios

Se você tivesse que listar minerais importantes para a nossa saúde é bem possível que o potássio fosse um dos primeiros a ser lembrados. E não é para menos, já que ele é essencial para o bom funcionamento do corpo. Mas algo que nem todo mundo sabe é que alimentos ricos nesse nutriente são ainda mais importantes para atletas e quem faz exercícios regularmente em geral. Quer saber por quê? Nós listamos algumas razões, dá uma olhada:

Potássio regula a entrada e saída de água do corpo

Ao regular os níveis de água no corpo o potássio funciona como um isotônico. Ok, mas o que isso significa? A título de comparação, bebidas isotônicas permitem que o corpo recupere mais rápido os nutrientes perdidos após um exercício. Com isso, evitam a exaustão corporal, muito comum em quem pratica esportes. Portanto, a vitamina de banana é uma ótima sugestão para o café da manhã ou lanche de quem é atleta, já que a fruta possui alto teor do mineral.

Mineral melhora a circulação sanguínea

Normalmente quando falamos em sistema cardiovascular pensamos logo nas gorduras como grandes vilãs. Mas que tal começarmos a observar também os mocinhos do nosso corpo? É aí que entra o potássio, que melhora a circulação sanguínea por relaxar artérias e veias. E como os batimentos cardíacos aumentam durante o exercício físico, o potássio se mostra essencial para quem pratica algum esporte.

Potássio ajuda na recuperação do exercício

Sabe quando você faz tanto esforço que fica com aquela sensação de exaustão? Pois é, o potássio ajuda a evitá-la! Ele auxilia na produção de insulina e tem um papel importante no metabolismo da glicose. Isso porque a transforma em glicogênio muscular, o que ajuda na recuperação após os exercícios. Lembrando que banana não é a única fonte de potássio, sendo beterraba, feijão, peixes e ovo outros alimentos ricos no mineral.

Mineral é essencial para a contração muscular

Por fim, o potássio auxilia na contração muscular, que é que faz o nosso corpo se movimentar. Para funcionar, ela depende de impulsos nervosos. Esses, por sua vez, precisam de uma troca de íons para estimular a fibra muscular, e ela é feita através de um canal de potássio. Por isso, o mineral é essencial para que a contração ocorra.

Além disso, embora não se saiba 100% o que causa a cãibra, é bom lembrar que ela é uma contração forte, e por isso a falta de potássio é um dos fatores que faz ela surgir. E fazer exercícios com cãibra não dá, né? Por isso, invista nesse mineral para se exercitar cada vez mais como um verdadeiro atleta.

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