Geleia de frutas vermelhas: morango, amora, framboesa... Veja seus benefícios!

Um dos produtos mais queridos para acompanhar lanches, a geleia de frutas vermelhas, consumida com moderação, também traz benefícios à saúde!
Um dos produtos mais queridos para acompanhar lanches, a geleia de frutas vermelhas, consumida com moderação, também traz benefícios à saúde!
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Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Poucos alimentos combinam tanto com um café da manhã, lanche da tarde ou no final da noite, como as geleias. E, dentre os mais diversos tipos e versões desse saboroso produto, as "geleias de frutas vermelhas", à base das "red berries", como o morango, a amora, a framboesa e a cereja, são das mais requisitadas para acompanhar torradinhas, pães, biscoitos, bolos, e outras delícias do dia a dia. Por isso, veja as vantagens nutricionais das geleias orgânicas de frutas vermelhas e veja suas recomendações para um consumo saudável!

As geleias de frutas vermelhas, principalmente as que não possuem açúcar em suas composições, diet ou light, são, além de saborosas e versáteis, altamente benéficas para a nossa alimentação. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, elas são boas opções de consumo, desde que estejamos atentos aos rótulos antes de comprá-las:

"As geleias são uma ótima opção para matar aquela vontade de comer doce sem sair da dieta. Trazem em si ainda uma quantidade considerável das vitaminas encontradas nas frutas vermelhas que ajudam a tornar o nosso organismo saudável. Contudo, é importante prestar atenção no rótulo, pois quanto menos ingredientes descritos melhor. O ideal é ter somente a fruta como ingrediente e um açúcar que agrida menos o organismo como o açúcar de coco, demerara ou mascavo. Nada de estabilizantes, adoçantes, etc", indica a nutricionista.

Benefícios da geleia de frutas vermelhas para o seu corpo

1 - Geleia de morango: Com sabor levemente ácido e adocicado, a geleia de morango possui poucas calorias, sendo ideal para quem mantém uma alimentação equilibrada. É rica em vitamina C, por isso ajuda a manter o nosso sistema imunológico em dia e saudável, além da presença dos agentes antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares, combatem o envelhecimento precoce das células e atua beneficiando as nossas atividades cerebrais.

2 - Geleia de amora: Dona de um sabor doce e muito saboroso, a geleia de amora é muito conhecida pelas suas propriedades nutricionais, que ajudam a tornar o organismo saudável e a manter a boa forma. Rica em ferro, o alimento ajuda a combater a anemia e auxilia no transporte do oxigênio para o sangue. Além das poucas calorias encontradas na geleia que favorecem o emagrecimento e das fibras alimentares que proporcionam saciedade.

3 - Geleia de framboesa: Rica em nutrientes essenciais para o bem-estar geral do nosso corpo, a geleia de framboesa, além de ser extremamente saborosa, possui uma boa dose de agentes antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer, na redução do aparecimento de rugas e marcas de expressão e fortalece o nosso sistema imune. A geleia de framboesa também é muito indicada para a saúde feminina, já que regula o ciclo menstrual e, para as gestantes, aumenta a produção de leite materno.

4 - Geleia de cereja: Fonte de fitonutrientes, substâncias responsáveis pela prevenção de doenças crônicas e degenerativas como o câncer, hipertensão, diabetes, por exemplo. A geleia de cereja possui uma composição nutricional rica em vitamina C, cálcio e potássio, que fortalecem o sistema imunológico, retarda as ações dos radicais livres, controla o colesterol e ajuda na manutenção e desenvolvimento dos nossos músculos e ossos.

Atenção ao consumo exagerado: equilíbrio é a chave da alimentação saudável!

Ainda que extremamente ricas e benéficas para o nosso organismo, as geleias de frutas vermelhas devem ser consumidas de forma moderada e com bastante atenção a quantidade de açúcar presente na composição: "A recomendação de consumo não deve ultrapassar uma colher de sobremesa e não é ideal consumir todos os dias", alerta a nutricionista.

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