Dieta sem glúten: Conheça os benefícios dessa alimentação

Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
Mesmo presente em diversos alimentos que são bases da alimentação, o glúten pode ser tranquilamente substituído em dietas, tanto para emagrecimento, quanto, principalmente, para pessoas intolerantes à substância, os chamados celíacos.
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Há vida sem glúten? Sim, há! Apesar de estar presente em grande parte dos alimentos que consumimos diariamente, essa substância, que faz parte das composições de pães, biscoitos, bolachas e bolos, cada vez mais pode ser substituída em nossa alimentação, através de dietas mais saudáveis e, principalmente, para as pessoas intolerantes ao seu consumo, os chamados celíacos.

Por conta disso, consultamos a nutricionista Michele Cassiano, especialista em Obesidade e Emagrecimento, para sabermos um pouco mais sobre o glúten e como podemos levar uma vida alimentar regulada sem o seu uso.


Alimentação sem glúten: Entenda mais!


O que é o glúten? Para que ele serve em nosso organismo?


O glúten é uma proteína de baixo valor biológico que se divide em frações proteicas chamadas de gluteninas e prolaminas. Ele é encontrado no trigo, centeio, cevada e aveia. Apesar de estarem só nestes grãos, o glúten pode contaminar outros alimentos pelo ar, além de também serem encontrados em produtos industrializados.

Nós podemos manter uma alimentação sem glúten? Qual é a reação dessa substância em nosso organismo?

Ao ingerir o glúten as frações proteicas são modificadas durante a absorção onde ocorre uma reação que danificará a mucosa do intestino delgado fazendo com que os nutrientes não sejam absorvidos de forma correta. Podemos dizer que o glúten não tem nenhum benefício direto ao nosso organismo e, por isso, viver sem glúten não vai causar nenhum tipo de problema à saúde.

Por que tantas pessoas têm problemas com o glúten?

Há milhões de anos nossos ancestrais não consumiam e nem sabiam o que era glúten, mas, ao longo dos anos, foram surgindo as modificações genéticas nos alimentos, como no trigo que sofreu este processo para sua melhor produtividade. Com tantas mudanças que ocorreram na alimentação, má qualidade de vida, alguns alimentos que eram considerados saudáveis hoje se tornam vilões e são retirados do cardápio, embora vários casos sejam adquiridos por predisposição genética. Devido à tantas mudanças, surgem também o aumento das alergias e intolerâncias que se tornaram um problema mundial.

Como podemos substituí-los na alimentação?

A opção é utilizar as farinhas de amêndoas, de linhaça, de coco, quinoa, amaranto, banana verde, consumir alimentos como frutas, derivados de milho, vegetais, fécula de batata... Estes alimentos sem o glúten servirão tanto para o substituir como para regenerar a mucosa intestinal, melhorando, assim, a qualidade nutricional. Por isso, é sempre bom verificar os rótulos das embalagens dos produtos de supermercados se contém ou não o glúten.

Veja três receitas de pratos sem glúten das diversas opções que estão em nosso site !


Legumes orgânicos Taeq salteados com carne de terneiro

Enformado de legumes orgânicos e truta defumada

Guacamole e molho de iogurte com chips de mandioquinha

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