Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá verde: para que serve?
Guia Culinário 13/09/2021

Chá verde: para que serve?

Muito indicado para fazer um detox no organismo, o chá verde é uma bebida rica em propriedades medicinais, vitaminas e outros nutrientes importantes para o organismo. Ele é bastante utilizado na alimentação saudável, principalmente por quem quer queimar calorias mais rápido e eliminar as impurezas do sangue. Quer conhecer todos os benefícios do chá verde e aprender como prepará-lo no dia a dia? É só continuar lendo!

Para que serve o chá verde?

O chá verde talvez seja a bebida medicinal mais consumida e utilizada em rotinas detox. Isso porque ele realmente dispõe de uma série de benefícios, fornecendo vitaminas, minerais e compostos fitoterápicos que contribuem para o fortalecimento de todos os sistemas do corpo. Confira as principais vantagens desse chá:

1. É fonte de vitaminas do complexo B, C e compostos polifenóis

Para começar, o chá verde se destaca por fornecer vitaminas B1, B2, B9, C, K e ainda polifenóis (agentes antioxidantes) que são fundamentais para o sistema de defesa do corpo. Esses nutrientes contribuem para a saúde do coração, do cérebro e

2. Fornece potássio, manganês e outros minerais

O chá verde também é fonte de minerais importantes, como potássio e manganês, que fortalecem os músculos, ossos, têm ação antioxidante e contribuem para o bom funcionamento do metabolismo. A bebida também fornece quantidades menores de cálcio, cobre e zinco, que são importantes para o sistema imunológico.

3. Ajuda a acelerar o metabolismo

Algumas pessoas acreditam que o chá verde emagrece, o que realmente tem um quê de verdade. Isso porque a bebida tem uma forte ação termogênica – ou seja, é capaz de acelerar o metabolismo, contribuindo para o processo de queima calórica e de desintoxicação do fígado.

Vale destacar, no entanto, que o chá verde contém grande quantidade de cafeína.Por isso, é importante consumi-lo de forma mais moderada. Para quem precisa perder peso, por exemplo, o ideal é tomar cerca de 3 xícaras da bebida por dia. Mas, para fazer isso de forma segura, é fundamental consultar um nutricionista, ok?

4. Faz bem para a saúde da pele e da imunidade

Você sabia que o chá verde também pode ser um grande aliado para a saúde da pele? Ele possui uma grande quantidade de polifenóis e outros compostos antioxidantes (como a vitamina C) que combatem os radicais livres e, consequentemente, previnem o envelhecimento precoce. Ao tomar esse chá regularmente, é possível melhorar a elasticidade e o fortalecimento da pele, assim como das unhas e dos cabelos.

Por conta da forte ação antioxidante, esse tipo de chá também ajuda a turbinar o sistema imunológico. Ou seja, o organismo consegue combater melhor possíveis infecções e doenças como gripes ou resfriados.

5. Tem ação diurética e digestiva

Outro ponto positivo do chá verde é que ele combate possíveis inchaços/acúmulos de líquidos. Isso porque ele tem ação diurética e digestiva, sendo uma ótima bebida para tomar depois do almoço ou no lanche da tarde, por exemplo.

6. Ajuda a controlar o índice glicêmico e os níveis de colesterol

Caso o objetivo seja reduzir o colesterol, também é indicado incluir o chá verde na rotina de alimentação. Além de reduzir o LDL (colesterol ruim), ele também ajuda a regular a taxa de glicose no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, por exemplo.

7. Tem efeito antibiótico e anti-inflamatório

Além de ter um grande potencial antioxidante – o que fortalece a imunidade de forma significativa -, o chá verde cumpre ação anti-inflamatória e antibiótica. Ou seja, ajuda a evitar infecções por bactérias e outros microrganismos, mantendo o intestino e o sistema de defesa fortalecidos a longo prazo.

Como fazer chá verde?

Para usufruir bem dos benefícios do chá verde, o ideal é prepará-lo e consumi-lo logo em seguida. Uma boa dica para ter mais praticidade é experimentar as versões de chá verde Taeq, que se diferenciam pelo sabor: tradicional, de limão e gengibre, tangerina e cravo, baunilha e lichia, entre outras.

Ingredientes

– 1 sachê de chá verde tradicional Taeq

– 300 ml de água fervida

Após ferver a água e transferir para uma xícara, mergulhe o sachê de chá verde e deixe por pelo menos 3 minutos. Caso você queira um chá mais concentrado, deixe em infusão por mais tempo e, se desejar, pode até beber com o sachê dentro.