Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/11/2019

5 alimentos com polifenóis que deixam o seu corpo mais resistente

Os polifenóis, para quem não sabe, são substâncias químicas presentes em diversos vegetais. Eles atuam como antioxidantes, inibindo a ação dos radicais livres e combatendo o envelhecimento das células. Além disso, eles têm propriedades anti-inflamatórias, fortalecem o sistema imunológico e são indispensáveis em qualquer dieta! Para que você se alimente melhor no dia a dia, nós listamos 5 alimentos com polifenóis que deixam o corpo mais resistente. Dá uma olhada:

1. Maçã é fonte de taninos e flavonoides, polifenóis importantes para o organismo

A maçã é uma das frutas mais saborosas e saudáveis que tem: é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o organismo. Os taninos e flavonoides, em especial, são os polifenóis presentes majoritariamente na casca da maçã – responsáveis pela pigmentação e proteção do vegetal.

2. Limão é fonte de vitamina C (ácido ascórbico) e diferentes polifenóis

Quando se trata de fortalecer a imunidade e dar um up no organismo, o limão também merece destaque. Assim como a maçã, ele é fonte de vitaminas, minerais e diversos polifenóis – flavonoides e outros antioxidantes que protegem a pele, os cabelos e garantem mais energia para o corpo.

Outras frutas que possuem polifenóis: laranja, morango, uva, açaí, amora, mirtilo, kiwi, acerola, cereja e jabuticaba.

3. Couve e vegetais verde-escuros são ricos em fibras, minerais e diferentes antioxidantes

Quem aí gosta de comer salada antes das refeições? Este é um ótimo hábito para quem quer detoxificar o organismo e garantir mais saciedade. Para fortalecer a imunidade, a nossa sugestão é investir na couve e em outros vegetais verde-escuros (como a rúcula e o espinafre) – que, além de fornecerem fibras, minerais e nutrientes importantes – também contêm polifenóis, importantes para o funcionamento e fortalecimento do corpo. Fica a dica!

4. Castanhas e outras oleaginosas fornecem ômega 3, fibras e polifenóis

Conhecidas por serem fontes de ômega 3, fibras e gorduras “do bem”, as oleaginosas também não podem faltar na dieta. As castanhas, em especial, fornecem polifenóis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de uma série de doenças. Outras oleaginosas, como nozes, amendoins, pistache e amêndoas também fornecem antioxidantes. O amendoim, por exemplo, fornece resveratrol (um tipo de polifenol bem conhecidos, também disponível nas uvas, vinhos e no gengibre).

5. Manjericão e outras ervas medicinais

Na hora de temperar molhos, massas, risotos e diferentes pratos você não pode se esquecer das ervas medicinais. O manjericão, por exemplo, além de dar um sabor a mais às receitas também é fonte de substâncias importantes – inclusive dos polifenóis (em especial, os flavonoides e antocianinas).

A canela, o alecrim e a hortelã são outras especiarias fontes de polifenóis que trazem muitos benefícios ao organismo. A nossa sugestão é tentar ao máximo usá-las no dia a dia de alimentação – seja para o preparo chás, sucos ou das refeições principais.