7 alimentos termogênicos para incluir na dieta

Gengibre e canela fazem parte da lista de alimentos termogênicos que não podem faltar na dieta: têm ação antioxidante, anti-inflamatória e ajudam a acelerar o metabolismo no dia a dia
Gengibre e canela fazem parte da lista de alimentos termogênicos que não podem faltar na dieta: têm ação antioxidante, anti-inflamatória e ajudam a acelerar o metabolismo no dia a dia

Você já ouviu falar nos alimentos termogênicos? Quando consumidos, eles demandam uma grande quantidade de energia no processo de digestão - o que faz com o que o metabolismo acelere, auxiliando no processo de perda de peso. Interessante, né? Para que você se anime a incluir esse tipo de alimento na sua dieta, nós fizemos uma lista com 7 termogênicos naturais que são altamente benéficos para o organismo. Confira!

1. Gengibre

Muito usado no preparo de sucos, chás e molhos, o gengibre é um tipo de raiz de origem asiática que traz muitos benefícios à saúde. Ele é fonte de antioxidantes e vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e auxilia na digestão. Além disso, ele é considerado um dos principais alimentos termogênicos, pois é capaz de acelerar bastante o metabolismo, contribuindo para a queima de gordura.

2. Óleo de coco

Que tal passar a usar mais óleo de coco no preparo de receitas no dia a dia? Esse ingrediente tem alto teor de minerais e gorduras "do bem" (insaturadas) que fazem bem para o cérebro e para o coração. Além disso, ele é muito indicado para quem pratica exercício físico no dia a dia, pois garante saciedade e, ao mesmo tempo, acelera o metabolismo.

3. Canela

Especiaria originária da Índia, a canela é outro termogênico natural que deve fazer parte do seu dia a dia de alimentação. Ela tem forte ação anti-inflamatória, antioxidante, ajuda no controle do colesterol e no tratamento da diabetes. Além disso, ela é ótima para quem precisa perder peso - por isso, a nossa dica é usá-la no preparo de chás, vitaminas, smoothies e sobremesas (banana com canela, por exemplo, fica uma delícia).

4. Pimenta

Para conceder mais sabor e ardência às diferentes receitas, a nossa dica é dar uma chance para as diferentes versões de pimentas. Elas ajudam no processo de digestão, têm alto teor de antioxidantes e ajudam muito a acelerar o metabolismo. Você pode recorrer à pimenta-do-reino, dedo-de-moça, jalapeño, malagueta, cumari, caiena e por aí vai.

5. Chá verde

Caso a ideia seja incluir bebidas detox na sua dieta, a nossa sugestão é recorrer ao chá verde. Ele tem alto teor de vitaminas, antioxidantes e outras substâncias (como a cafeína) que ajudam a acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de gordura). Além disso, o chá verde é ótimo para eliminar as toxinas e hidratar o organismo pela manhã - fica a dica!

6. Hibisco

Para quem não conhece, o hibisco é uma planta medicinal muito indicada para quem precisa perder peso. Ele tem forte ação termogênica, diurética ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial. Além disso, por ter alto teor de antioxidantes, o hibisco também fortalece a imunidade e combate o envelhecimento das células.

7. Hortelã

Assim como o hibisco, a hortelã faz parte do grupo seleto das plantas medicinais e deve fazer parte do seu dia a dia de alimentação. Ela atua como termogênico natural, é fonte de antioxidantes, ajuda muito no processo de digestão e, quando combinada a outras ervas, compõe ótimos chás desintoxicantes.

Obs.: Existem outros alimentos termogênicos que você pode incluir na dieta, como curry, cominho, vinagre, alho e nozes.

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