6 tipos de salada que vão te ajudar a variar no cardápio diário

Quanto mais ingredientes estiverem na sua salada de alface mais saudável ela será
Quanto mais ingredientes estiverem na sua salada de alface mais saudável ela será

Que as saladas devem fazer parte da nossa dieta diária todo mundo sabe. A grande questão é que algumas pessoas não gostam de comer a mesma coisa todos os dias. Por isso, a dica é dar uma variada nesse prato que é tão benéfico para a nossa saúde, trocando ingredientes e garantindo uma alimentação ainda mais rica em nutrientes. Está sem ideias? Então veja 6 sugestões de salada para você diversificar o cardápio do dia a dia:

Salada de alface

Claro que o tipo mais básico de todos não poderia faltar, não é mesmo? A salada de alface possui a hortaliça como ingrediente principal, mas quanto mais ingredientes estiverem no prato melhor! O tomate, inclusive, é um parceiro muito bem-vindo, principalmente porque possui cálcio, que é absorvido graças à vitamina K, nutriente presente na alface. Outras sugestões são pimentão, rúcula e manjericão, que também deixam o prato mais gostoso e nutritivo.

Salada de legumes

Para preparar a salada de legumes não tem mistério: basta cozinhar os seus favoritos e misturar em um único recipiente. Algumas boas sugestões são cenoura, batata-doce, beterraba e cenoura. Se todos esses ingredientes estiverem no seu prato não vão faltar fontes de vitamina A, C, K e do complexo B.

Salada de tabule

A sugestão agora tem tudo a ver com a culinária árabe, já que o tabule é um prato libanês. Sua receita também utiliza apenas ingredientes crus, e por isso também é uma boa pedida para crudívoros. Entre os que são utilizados no preparo do prato podemos citar quibe, tomate, hortelã e cebolinha. Se os alimentos utilizados forem orgânicos, então, melhor ainda, porque isso significa que não foram usados agrotóxicos em seu cultivo, e portanto eles são mais benéficos para a saúde.

Salada de maionese

Ok, essa opção aqui está mais para acompanhamento do para prato principal do que para uma salada em si, mas a verdade é que ela não podia ficar de fora da lista. Isso porque embora a maionese e o creme de leite façam parte da receita ela conta também com ingredientes que possuem nutrientes muito importantes para a saúde. É o caso da cenoura, da batata e da ervilha. Os três, inclusive, são ricos em fibras, o que melhora o trânsito intestinal e evita problemas como a constipação.

Salada de macarrão

Essa opção não é tão distinta assim da salada de alface, a grande diferença é que o macarrão está presente. Pode parecer pouco, mas a diferença é crucial, principalmente se você optar pelo macarrão integral, já que o trigo usado no seu preparo não passou pelo processo de refinamento, e por isso é mais nutritivo. Sem falar que essa massa possui carboidratos complexos, que levam mais tempo para serem digeridos pelo corpo e por isso causam a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Salada de bacalhau

Por fim, temos a salada de bacalhau! Típica do período da Páscoa, essa receita tem a grande vantagem de ter um peixe como a grande estrela do prato, o que significa que é fonte de ômega 3. Esse nutriente, por sua vez, é muito bom para a saúde do coração, já que previne a formação de coágulos de sangue no nosso sistema circulatório. Inclusive, ele é um dos motivos para a dieta do Mediterrâneo permitir que seus adeptos sejam tão longevos.

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