Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 tipos de salada que vão te ajudar a variar no cardápio diário
Guia Culinário 21/01/2019

6 tipos de salada que vão te ajudar a variar no cardápio diário

Que as saladas devem fazer parte da nossa dieta diária todo mundo sabe. A grande questão é que algumas pessoas não gostam de comer a mesma coisa todos os dias. Por isso, a dica é dar uma variada nesse prato que é tão benéfico para a nossa saúde, trocando ingredientes e garantindo uma alimentação ainda mais rica em nutrientes. Está sem ideias? Então veja 6 sugestões de salada para você diversificar o cardápio do dia a dia:

Salada de alface

Claro que o tipo mais básico de todos não poderia faltar, não é mesmo? A salada de alface possui a hortaliça como ingrediente principal, mas quanto mais ingredientes estiverem no prato melhor! O tomate, inclusive, é um parceiro muito bem-vindo, principalmente porque possui cálcio, que é absorvido graças à vitamina K, nutriente presente na alface. Outras sugestões são pimentão, rúcula e manjericão, que também deixam o prato mais gostoso e nutritivo.

Salada de legumes

Para preparar a salada de legumes não tem mistério: basta cozinhar os seus favoritos e misturar em um único recipiente. Algumas boas sugestões são cenoura, batata-doce, beterraba e cenoura. Se todos esses ingredientes estiverem no seu prato não vão faltar fontes de vitamina A, C, K e do complexo B.

Salada de tabule

A sugestão agora tem tudo a ver com a culinária árabe, já que o tabule é um prato libanês. Sua receita também utiliza apenas ingredientes crus, e por isso também é uma boa pedida para crudívoros. Entre os que são utilizados no preparo do prato podemos citar quibe, tomate, hortelã e cebolinha. Se os alimentos utilizados forem orgânicos, então, melhor ainda, porque isso significa que não foram usados agrotóxicos em seu cultivo, e portanto eles são mais benéficos para a saúde.

Salada de maionese

Ok, essa opção aqui está mais para acompanhamento do para prato principal do que para uma salada em si, mas a verdade é que ela não podia ficar de fora da lista. Isso porque embora a maionese e o creme de leite façam parte da receita ela conta também com ingredientes que possuem nutrientes muito importantes para a saúde. É o caso da cenoura, da batata e da ervilha. Os três, inclusive, são ricos em fibras, o que melhora o trânsito intestinal e evita problemas como a constipação.

Salada de macarrão

Essa opção não é tão distinta assim da salada de alface, a grande diferença é que o macarrão está presente. Pode parecer pouco, mas a diferença é crucial, principalmente se você optar pelo macarrão integral, já que o trigo usado no seu preparo não passou pelo processo de refinamento, e por isso é mais nutritivo. Sem falar que essa massa possui carboidratos complexos, que levam mais tempo para serem digeridos pelo corpo e por isso causam a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Salada de bacalhau

Por fim, temos a salada de bacalhau! Típica do período da Páscoa, essa receita tem a grande vantagem de ter um peixe como a grande estrela do prato, o que significa que é fonte de ômega 3. Esse nutriente, por sua vez, é muito bom para a saúde do coração, já que previne a formação de coágulos de sangue no nosso sistema circulatório. Inclusive, ele é um dos motivos para a dieta do Mediterrâneo permitir que seus adeptos sejam tão longevos.