Salada de legumes: saiba quais ingredientes não devem ficar de fora do seu prato

Ingredientes como cenoura e abobrinha não podem ficar de fora de uma salada de legumes nutritiva
Ingredientes como cenoura e abobrinha não podem ficar de fora de uma salada de legumes nutritiva

A salada de legumes é um prato muito presente na rotina de quem quer seguir uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Mas você sabe quais são os ingredientes que não podem faltar no prato para que ele esteja realmente completo? Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com os principais legumes que não podem ficar de fora da sua refeição. Da cenoura à batata-doce, confira os benefícios de cada um:

1. Cenoura é rica em vitaminas e minerais

A cenoura não pode ficar de fora da salada de legumes por ser um dos alimentos que mais entrega nutrientes importantes para o nosso organismo - como vitaminas A, C e K, e minerais, como potássio, ferro e manganês. Dentre seus benefícios para a saúde, está a proteção da visão, diminuição do risco de infecções, controle dos níveis de pressão arterial, e um melhor funcionamento do intestino por ter uma boa quantidade de fibras em sua composição.

2. Beterraba faz bem para o coração

Assim como a cenoura, a beterraba também conta com muitas substâncias importantes para a saúde - como as vitaminas do complexo B, que se destacam por atuarem diretamente no Sistema Nervoso Central e ajudarem a regular o apetite. No entanto, seus benefícios não param por aí: ela também faz bem para o coração por ter nitrato entre seus componentes, garante mais energia por ser rica em proteínas, fortalece os ossos graças à presença do potássio e consegue regular os níveis de glicose.

3. Abobrinha contribui para a formação de colágeno

Por ter baixo teor de sódio e muitas fibras, um dos principais benefícios da abobrinha é o auxílio na redução da retenção de água e o aumento da sensação de saciedade no organismo - tornando-se, assim, aliada de quem deseja emagrecer. Além disso, o legume também atua na prevenção contra o câncer e faz bem para o sistema cardiovascular por ser rico em antioxidantes; contribui para a formação de colágeno; e, especialmente para os homens, ainda tem fitonutrientes que trazem benefícios para a saúde da próstata.

4. Pimentão previne a anemia

Fonte de ferro e vitamina C - que ajuda na absorção desse mineral -, o pimentão é um verdadeiro aliado para combater problemas relacionados à imunidade - prevenindo, inclusive, a anemia. Por ter carotenoides em sua composição, ele também melhora a saúde dos olhos; faz bem para o sistema nervoso por contar com as vitaminas do complexo B; previne o câncer pela presença de antioxidantes; e ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim.

5. Batata-doce dá mais energia ao corpo

Para fechar a lista de ingredientes que não podem ficar de fora de uma boa salada de legumes, não poderia faltar a batata-doce. Isso porque ela entrega vários benefícios para a nossa saúde - como controle do colesterol e melhora no sistema digestivo por ser rica em fibras; aumento da energia por ter muitos carboidratos saudáveis; e reforço da imunidade pela presença de antioxidantes em sua composição.

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