Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vitamina D engorda? É vitamina mesmo? Veja 5 mitos e verdades do nutriente
Guia Culinário 18/03/2020

Vitamina D engorda? É vitamina mesmo? Veja 5 mitos e verdades do nutriente

Importante para a saúde dos ossos e músculos, a vitamina D é considerada um nutriente imprescindível para a saúde. Ela está presente em alimentos como peixes (salmão, sardinha e atum), ovos, cogumelos, leites e derivados. Mas será que apenas a alimentação é suficiente para suprir os níveis desse nutriente? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Caroline Codonho, que contou mais sobre os mitos e verdades da vitamina D. Confira!

1. Vitamina D pode ser considerada um hormônio – VERDADE

Existem estudos que demonstram que a vitamina D – por conta de suas funções no nosso organismo – não pertence ao grupo das vitaminas. Mas será que isso é verdade? A nutricionista Caroline Codonho esclarece bem essa polêmica: “A vitamina D é um nutriente com grande espectro de atuação e, hoje, é caracterizada como hormônio, devido a sua complexidade de ações. Mesmo com sua incrível atuação, ela ainda segue classificada como vitamina por muitos especialistas. No entanto, seus efeitos metabólicos ocorrem de maneira muito semelhante a dos hormônios”, explica.

2. Vitamina D pode causar aumento de peso – MITO

Algumas pessoas pensam que a deficiência de vitamina D pode, de certa forma, fazer com que as pessoas engordem. De acordo com a nutricionista, essa é uma ideia equivocada. “Devido a sua complexidade de benefícios, a deficiência de vitamina D não tem relação direta com o aumento de peso, mas ela tem influência em inúmeros processos orgânicos como: saúde cerebral, prevenção de desordens afetivas sazonais (depressão no inverno europeu por deficiência de vitamina D) e saúde óssea”, afirma Caroline.

3. Basta ter uma alimentação adequada para ter bons níveis de vitamina D – MITO

Engana-se quem pensa que, para ter bons níveis de vitamina D no organismo, basta ter uma boa alimentação. De acordo com médicos, a exposição aos raios solares é fundamental nesse quesito, pois a absorção de vitamina D é ativada justamente pela ação do sol. A nutricionista Caroline afirma que os dois pontos são importantes. “É possível garantir bons níveis através da alimentação e exposição solar. Alimentos como ovos, leite e derivados são ricos em vitamina D e devem fazer parte de uma dieta saudável”, recomenda a profissional.

4. Falta de vitamina D pode causar fraqueza nos ossos – VERDADE

Você já deve ter ouvido falar que a vitamina D é importante para a saúde dos ossos. E, de fato, essa afirmação é verdadeira! O consumo desse nutriente está diretamente ligado à prevenção de diversas doenças, como afirma a nutricionista: “Deficiência de vitamina D pode causar osteopenia, osteoporose, osteomalácia, aumento na chance de hipertensão e síndrome metabólica. Esse nutriente é importante para a prevenção de diversos tipos de câncer (próstata, pâncreas, mama, ovário, cólon) e da depressão sazonal que ocorre no inverno de países com pouca incidência de luz solar”, comenta.

5. Vitamina D pode ser prejudicial aos rins – MITO

Caso a pessoa exagere no consumo diário de vitamina D (através de suplementos, por exemplo) isso pode causar um desequilíbrio no organismo – acarretando diferentes doenças e problemas. No entanto, de acordo com a nutricionista, a vitamina D não pode ser considerada prejudicial à saúde. “Na verdade, o risco de prejuízo renal é causado pelo excesso de cálcio e fosfato associado ao aumento significativo de vitamina D (acima de 200 nanogramas/ ml). Esse excesso de cálcio e fosfato é que podem causar calcificação renal e aumentar o risco de cálculos. A vitamina D isoladamente não é prejudicial aos rins”, finaliza Caroline.