Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve a cavalinha? Os benefícios dessa erva medicinal
Guia Culinário 02/04/2020

Para que serve a cavalinha? Os benefícios dessa erva medicinal

Saber informações sobre todas as plantas medicinais que podem fazer bem para a nossa saúde é praticamente impossível. Mas se você nunca ouvir falar da cavalinha, deveria passar a conhecê-la. Chamada também de cavalinha-dos-campos e cauda-de-cavalo, essa é umas das plantas mais importantes no universo das ervas medicinais. Ela reúne diversas propriedades terapêuticas e minerais essenciais para a saúde, além de atuar contra gripes e resfriados e ter muitas vantagens para o organismo. Dá uma lida na matéria para conhecer mais sobre os benefícios da cavalinha!

Cavalinha ajuda a deixar a pele mais bonita

Por existir há milhares de anos (sendo, inclusive, anterior à existência do homem), a cavalinha apresenta uma série de minerais importantíssimos para a saúde em sua memória celular. Ela é fonte de potássio, cálcio, fósforo e silício, um mineral que contribui para a formação de colágeno e previne o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, tomar um copo de chá de cavalinha por dia pode fornecer uma boa dose de minerais e ajudar a deixar a sua pele mais bonita!

Planta também trata hemorragias e regula o fluxo menstrual através do chá

O chá de cavalinha também é conhecido como uma das bebidas que ajuda a regular o ciclo menstrual da mulher. Suas propriedades são capazes de diminuir o fluxo menstrual abundante e de tratar hemorragias nasais e do estômago.

Por ser rica em potássio, a cavalinha ajuda a desinchar o corpo

Se o problema do seu organismo for a retenção de líquidos, que é o acúmulo excessivo de água entre as células do corpo, a cavalinha pode ser uma grande aliada. Por ser rica em flavonóides, como o resveratrol, por exemplo (um poderoso antioxidante presente na uva), e em sais de potássio, a planta atua diretamente no desinchaço do corpo, diminuindo a retenção e a sensação de desconforto.

Cavalinha também é rica em vitamina C

A vitamina C, presente na cavalinha, ajuda a proteger o corpo contra gripes e resfriados. Mas além dessa característica conhecida da vitamina, ela também atua como um poderoso antioxidante (colaborando para manter a pele com um aspecto jovem e saudável) e ainda ajuda a absorver o ferro no organismo (o que, consequentemente, a torna excelente para prevenir a anemia).

Planta tem ação diurética, anti-inflamatória e digestiva, além de ser indicada para o tratamento de ansiedade

As substâncias presentes na cavalinha vão ainda mais além: elas têm ação diurética (atuam na eliminação do sódio ajudando a tratar hipertensão e insuficiência renal), anti-inflamatória e digestiva. Além disso, são indicadas para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão, devido às propriedades calmantes e antidepressivas.

Bônus: chá de cavalinha com hibisco traz ainda mais benefícios ao corpo

Além da sua versão mais tradicional, vale a pena apostar no consumo do chá de cavalinha com hibisco. Afinal, essa flor ajuda no controle do colesterol, diminui a pressão arterial, reduz o estresse e a ansiedade, possui ação diurética e é rica em antioxidantes – sendo, portanto, essencial para combater os radicais livres e fortalecer o corpo. Por isso, a combinação dessas plantas medicinais na forma de chá cria uma bebida poderosa desintoxicante. Que tal experimentá-la?