Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 benefícios do hibisco e como acrescentá-lo de diferentes formas na dieta
Guia Culinário 13/07/2020

6 benefícios do hibisco e como acrescentá-lo de diferentes formas na dieta

Muito usado no preparo de chás terapêuticos, o hibisco é um tipo de planta medicinal que traz vários benefícios à saúde. Suas flores são bem aromáticas – por isso, inclusive, ele é muito usado no preparo de óleos essenciais e em sessões de aromaterapia. Além de ter propriedades antioxidantes e diuréticas, o hibisco ajuda a manter o organismo em equilíbrio e pode ser incorporado à alimentação de diferentes formas. Quer aprender mais sobre essa planta? Nós preparamos uma matéria listando os principais benefícios do hibisco. Dá uma olhada!

1. Hibisco ajuda no controle do colesterol

Para evitar problemas relacionados ao sistema circulatório, o hibisco tende a ser um grande aliado, sabia? Isso porque ele é fonte de flavonoides (importantes antioxidantes) e tem propriedades cardioprotetoras. O chá de hibisco, em especial, ajuda muito a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

2. Planta tem ação diurética, evitando a retenção de líquidos

Outro diferencial interessante do hibisco é que ele tem forte ação diurética – ou seja, contribui para a eliminação de toxinas através da urina. Ele colabora bastante para o bom funcionamento dos rins e, assim, evita problemas relacionados à retenção de líquidos. Por isso, inclusive, o chá de hibisco é ótimo para tratar focos de inflamação (que causam inchaço).

3. Chá de hibisco contribui para a perda de peso saudável

Você sabia que o chá de hibisco também pode ser útil para a perda de peso saudável? Essa bebida é fonte de antocianinas (agentes antioxidantes) que ajudam a evitar o acúmulo de gorduras no corpo. Além disso, o chá de hibisco é considerado um termogênico natural – ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando a queima calórica e o gasto de energia. Que tal incorporar essa bebida ao seu dia a dia de alimentação?

4. Hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial

Além de contribuir para o controle do colesterol – o que é essencial para manter a saúde do sistema circulatório – o hibisco também ajuda a diminuir a pressão arterial. Além disso, por ter efeito diurético, o chá de hibisco elimina líquidos acumulados e, consequentemente, reduz o volume do sangue – o que resulta na queda da pressão arterial. Interessante, né?

5. Ajuda a reduzir estresse, ansiedade e a acalmar a mente no dia a dia

Muita gente não sabe, mas o chá de hibisco também funciona como ótimo calmante, sendo indicado para amenizar sintomas de estresse, ansiedade ou insônia. Para que o efeito tranquilizante seja ainda mais forte, uma boa dica é usar outras ervas medicinais no preparo do chá – como hortelã, capim-limão e camomila.

6. Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, planta ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a fortalecer a imunidade

Por ter um alto teor de antioxidantes em sua composição, o hibisco também ajuda a fortalecer a imunidade – prevenindo gripes e resfriados, por exemplo – e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Afinal, os agentes antioxidantes inibem a ação dos radicais livres, evitando a degeneração das células a longo prazo. Ao consumir receitas com hibisco no dia a dia, por exemplo, você contribui para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

Como acrescentar o hibisco na sua dieta?

Além de preparar chás terapêuticos, você também pode experimentar outras receitas com hibisco, sabia? A planta pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas, geleias e mousses – rendendo sobremesas bem saborosas e altamente benéficas. Que tal tentar preparar algo diferente?