Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve resveratrol? Os benefícios desse antioxidante presente na uva
Guia Culinário 02/03/2020

Para que serve resveratrol? Os benefícios desse antioxidante presente na uva

Você sabia que as uvas são excelentes fontes de antioxidantes? Um deles é o resveratrol! Encontrada principalmente nas uvas roxas, essa molécula superpoderosa atua fortemente no bem-estar cerebral, ajuda a manter a pele saudável e jovial e ainda é uma grande aliada do coração. Quer conhecer melhor sobre os benefícios desse antioxidante? Dá uma lida na matéria!

Resveratrol ajuda a melhorar a memória

A correria do dia a dia cobra muito da nossa concentração e é comum nos depararmos com o famoso “branco” ou esquecimento repentino. É justamente nesse sentido que o resveratrol atua: ele é um antioxidante importantíssimo para deixar o cérebro ativo e estimular a nossa capacidade de memorização. Para incluí-lo no seu dia a dia, alimente-se da uva e de todas as suas derivações (como sucos integrais e vinho, por exemplo) e invista em mirtilos, amendoim e cacau em pó – todos estes alimentos são boas fontes da substância.

Obs: O resveratrol também ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, o Parkinson e a doença de Huntington.

Substância é diretamente relacionada à beleza da pele

O resveratrol é frequentemente associado à boa aparência da pele. Por ser um agente antioxidante, a substância é especialista em combater os temidos radicais livres que acabam impedindo o bom funcionamento do organismo. Ela atua, sobretudo, na prevenção do envelhecimento precoce. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que o resveratrol tem 95% de efetividade na prevenção de danos oxidativos! Assim, ele consegue combater a aparência de rugas, linhas finas e hiperpigmentação da pele, permitindo que as características joviais se mantenham. Incrível né?

Resveratrol é um grande amigo do coração

Outro ponto positivo para o resveratrol é que o fato de ele prevenir uma série de doenças cardiovasculares. Sabe aquela crença popular de que o vinho faz bem para o coração? Podemos dizer que tudo se deve a esse antioxidante poderoso. Sua forma de atuação ajuda a reduzir as lipoproteínas de alta densidade (conhecidas também como LDL, ou “colesterol ruim”), fortes candidatas a causar o entupimento de vasos sanguíneos.

Composto também atua na limpeza do organismo

Também é possível apostar no resveratrol para eliminar as toxinas do dia a dia! Sabe quando você sente o resultado de uma má alimentação (clássica naqueles dias em que nós nos permitimos comer frituras, doces e afins)? Então, é nesse momento que nós precisamos lidar com as toxinas presentes no organismo. E uma boa forma de limpar o corpo, é investindo em alimentos ricos no resveratrol!