Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve a aroeira? Veja 7 benefícios dessa planta medicinal
Guia Culinário 11/01/2021

Para que serve a aroeira? Veja 7 benefícios dessa planta medicinal

Também chamada de aroeira-vermelha, aguaraíba e cambuí, a aroeira nada mais é que uma planta com folhas bem aromáticas e frutos redondos, pequenos e vermelhos que é muito usada para fins medicinais. Além de ser útil no preparo de banhos de assento, essa planta pode ser consumida como chá, trazendo uma série de benefícios para o organismo. Quer saber mais sobre o assunto? Nós preparamos uma matéria com os 7 principais benefícios da aroeira e explicamos o porquê de a sua resina e seu chá serem tão usada para fins terapêuticos. Confira!

Afinal, para que serve a aroeira?

Assim como a maioria das plantas medicinais, a aroeira ajuda a tratar diferentes problemas pelo organismo – como dores, inflamações, gripes, resfriados e se destaca por ser bem versátil – pode ser consumida ou aplicada na pele para diferentes tratamentos. Aqui, nós separamos seus principais benefícios.

1. Resina de aroeira ajuda a tratar bronquite e problemas respiratórios

A resina extraída do caule da aroeira tem substâncias medicinais que auxiliam a tratar problemas respiratórios. Por isso, ela é bastante usada em forma de óleo para diferentes tratamentos – tem função purgativa e cicatrizante, sendo indicada para também aliviar dores (como as de dente).

2. Fortalece a imunidade e faz bem para a pele

A aroeira também ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo e, por conter um alto teor de agentes antioxidantes, faz bem para a saúde da pele – pois inibe a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce (como o surgimento de rugas a longo prazo).

3. Ajuda a tratar infecções nas partes íntimas

Você sabia que o banho de assento feito a partir das folhas de aroeira ajuda a tratar infecções nas partes íntimas? Por conter propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas, esse tipo de banho pode amenizar os sintomas de infecção urinária em mulheres, por exemplo.

4. Pode reduzir inflamações no estômago

O chá de aroeira também ajuda a diminuir o nível de acidez do estômago, prevenindo a gastrite e outras possíveis inflamações no aparato digestivo. Por isso, caso você sofra com desconfortos no estômago, uma boa dica é tomar uma xícara dessa bebida diariamente.

5. Ajuda a aliviar febre e tosse

Outro ponto positivo da aroeira é que, por ter uma forte ação anti-inflamatória, ela pode ajudar a diminuir a febre e amenizar os sintomas de gripe e resfriado (em especial, a tosse). Para isso, o ideal é também tomar uma xícara de chá diária para elevar a imunidade do organismo.

6. Chá de aroeira tem efeito calmante

Para quem sofre com insônia, estresse ou ansiedade no dia a dia, o chá de aroeira também pode ser um grande aliado. Isso porque ele tem efeito calmante – ajuda a chamar o sono e deixa o organismo mais relaxado. Para incrementar a bebida e torná-la mais tranquilizante, você pode acrescentar um pouco de camomila ou maracujá. Fica a dica!

7. Tem ação diurética e antidiarreica

A aroeira também apresenta ação diurética – ou seja, estimula a eliminação das toxinas através da urina e contribui para a purificação do organismo. Quando consumido a longo prazo, o chá dessa planta cumpre função antidiarreica, antisséptica e anti-inflamatória.

Para que serve a infusão de aroeira?

Existem algumas alternativas para usufruir dos benefícios da aroeira no dia a dia. Para começar, você deve fazer a infusão das folhas: ferva 1 litro de água, quando começar a ferver apague o fogo, jogue cerca de 100 g de folhas de aroeira, tampe o recipiente e espere pelo menos 5 minutos. Depois é só coar e utilizar a bebida. Essa infusão pode ser consumida em forma de chá ou até servir de banho de assento para tratar infecções (neste caso, espere o líquido ficar mais morno). Vale destacar que os frutos da aroeira também são comestíveis e podem ser consumidos in natura.