Os benefícios da batata-doce para atletas

Muitos benefícios: Ideal para dietas, tanto de emagrecimento, quanto de ganho de massa muscular, a batata-doce possui diversos nutrientes indispensáveis ao organismo.
Muitos benefícios: Ideal para dietas, tanto de emagrecimento, quanto de ganho de massa muscular, a batata-doce possui diversos nutrientes indispensáveis ao organismo.

Muito consumida em dietas cujo objetivo é o ganho de massa muscular, a batata-doce é essencial na vida dos adeptos a exercícios. Ótima fonte de energia para o organismo, os principais benefícios do alimento estão diretamente relacionados às questões físicas, auxiliando o desempenho nas atividades, e ajudando no ganho rápido, tanto de músculos fortes, quanto na perda de peso. Ou seja, o alimento é o melhor carboidrato a se incluir em uma dieta esportiva!


Pode até soar estranho tratar de uma fonte de carboidrato como benéfica à saúde, afinal, esse grupo, através das pirâmides alimentares, ganhou fama de vilão e são costumeiramente cortados de dietas para que o emagrecimento aconteça mais rapidamente, contudo, esse senso comum cai por terra, quando são consumidos de maneira equilibrada "Os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio são as principais fontes de energia para o nosso corpo" ressalta a nutricionista Anete Mecenas, especialista em nutrição funcional, esporte e nutrigenômica. "É por isso que eles contribuem, e muito, para o dia a dia de quem pratica exercícios físicos", finaliza a profissional.

Muito mais benefícios para a saúde e beleza

Se não bastassem todos os benefícios citados anteriormente para a nossa saúde, além disso, a batata-doce é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e potássio. Por causa dessa gama de nutrientes, o consumo deste alimento é bom também para o funcionamento do coração, do sistema nervoso além de ser benéfico para os cabelos, os olhos, a pele e a boca. É importante ressaltar que a batata-doce ainda contém antocianinas, que são substâncias ativas no combate ao câncer e que têm ação antioxidante. Essa raiz ainda possui ações anti-inflamatórias, que ajudam a quem sofre com artrites e mantém o colágeno na pele.

Outro aspecto importante de seus nutrientes é o alto teor de fibras solúveis. Graças a isso, a batata-doce é uma aliada na hora de reduzir o glicose no sangue, o que é uma boa notícia para diabéticos, liberando, aos poucos, o açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, também, ela mantém, por mais tempo, uma sensação de saciedade no organismo.

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