Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Molho barbecue caseiro pode ser saudável! Saiba como fazer uma receita simples
Guia Culinário 17/08/2021

Molho barbecue caseiro pode ser saudável! Saiba como fazer uma receita simples

O molho barbecue é o queridinho dos churrascos, principalmente nos Estados Unidos, país de origem do famoso tempero líquido. Ele também é bem apreciado no Brasil e garante o sabor das receitas de carnes por aqui, assim como cai muito bem como complemento para consumo de petiscos e salgadinhos. O condimento é bem fácil de ser preparado em casa e com certeza vai conquistar o paladar dos seus convidados! Veja agora como fazer molho barbecue caseiro em passos simples para aproveitar um churrasco mais saudável e delicioso.

1. Separe todos os ingredientes para o preparo da receita

É importante separar previamente tudo que você vai usar para a receita a fim de evitar bagunça e garantir organização na cozinha. Você vai precisar de 1 xícara de ketchup ou molho de tomate, 1/2 xícara de vinagre de maçã, 3 colheres de açúcar mascavo, 4 colheres de sopa de molho shoyu ou inglês, 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, 1 colher de sopa (rasa) de pimenta calabresa em flocos, pimenta-do-reino moída e sal a gosto.

2. Refogue o alho e a cebola com azeite em fogo médio até dourar

Para começar o preparo, corte o alho e a cebola em fatias finas ou pedaços pequenos. Se preferir, você pode utilizar um triturador para auxiliar no processo. Depois, regue uma panela com azeite de oliva e refogue os ingredientes cortados. Mantenha o fogo de médio para baixo e deixe cozinhar até dourar os alimentos. Tenha atenção para não queimar ou deixá-los grudar no fundo da panela.

3. Adicione o ketchup e os ingredientes líquidos e cozinhe em fogo baixo

Em seguida, adicione o ketchup ou o molho de tomate (de acordo com sua preferência) e misture bem para garantir o gosto inicial do condimento. Deposite também os ingredientes líquidos, como o vinagre de maçã, o azeite de oliva extravirgem, a mostarda e o molho shoyu (ou inglês) para concentrar os sabores da receita, e também adicione o açúcar mascavo. Deixe cozinhar em fogo baixo de 15 a 30 minutos até que o açúcar derreta e o molho seja reduzido completamente.

4. Tempere com os condimentos e mexa regularmente para finalizar o preparo

Depois, utilize os temperos para garantir o gostinho do molho barbecue. Aposte na pimenta e acrescente a do tipo calabresa em flocos, a pimenta-do-reino moída e o sal a gosto. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Se desejar, você também pode incluir outros condimentos, como 2 colheres de sobremesa de suco de limão e 1 cravo. Então, desligue o fogo e reserve.

5. Deixe esfriar naturalmente e armazene em um frasco bem vedado

Transfira o molho da panela para um recipiente externo e deixe esfriar naturalmente. Cubra-o com um pano de prato para evitar o contato com a poeira do ar. Por fim, armazene o molho em um frasco limpo e de tampa firme, como um pote hermético, ou reutilize uma embalagem de ketchup que tenha em casa. Conserve na geladeira para garantir a durabilidade da receita. O consumo deve ser realizado em até 3 meses.

Agora, é só aproveitar para temperar a carne do seu churrasco em família!