Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Existe uma forma correta de organizar a cozinha? Aprenda a otimizar esse espaço
Movimente-se 29/06/2018

Existe uma forma correta de organizar a cozinha? Aprenda a otimizar esse espaço

Assim como qualquer outro cômodo da casa, a cozinha precisa ser bem organizada para que fique mais fácil preservar os alimentos e encontrar os ingredientes e utensílios necessários para preparar as refeições. Mas será que existe um jeito certo de fazer essa arrumação ou cada um pode organizar da maneira que desejar sem seguir nenhuma regra?

Sara Barbosa, que é instrutora de Gastronomia, explica que o modo como organizamos essa parte da casa pode, sim, ajudar a otimizar tempo e espaço – sem falar no fato de que o local em que determinados ingredientes são guardados na geladeira faz com que eles durem mais ou menos tempo. Além disso, ela também afirma que o desapego de utensílios não utilizados e a organização por setores também fazem a diferença e tornam o dia a dia na cozinha muito mais prático. Confira mais detalhes sobre essas e outras dicas!

Planejar a lista de compras ajuda a manter a organização na cozinha

Segundo a instrutora de Gastronomia, o primeiro passo para manter a organização na cozinha é planejar suas compras. Pode parecer que um detalhe não influencia o outro, mas já ter uma ideia do que você precisará armazenar faz toda a diferença na otimização do espaço: “Você pode, por exemplo, bolar um cardápio semanal. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro no supermercado e espaço nos armários e geladeira”, explica.

Deixar os alimentos higienizados e à vista torna tudo mais prático

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou de consumir determinado ingrediente por preguiça de prepará-lo! Principalmente legumes e verduras, que precisam de uma atenção extra por conta da higienização que deve ser feita antes do consumo. Mas você sabia que dá para agilizar esse processo já pensando nesse detalhe enquanto organiza a cozinha? Sara dá a dica: “Armazenar os insumos higienizados e porcionados é a melhor forma de lutar contra a pressa e a preguiça na hora de preparar uma refeição farta, variada e saudável. Aqui, a estratégia é deixar tudo à vista e pronto para ser utilizado”.

No entanto, para guardar tudo na geladeira sem estragar a comida, é importante tomar alguns cuidados específicos. “Para o hortifruti, tão importante quanto higienizar, é secar tudo com um papel toalha ou um pano de prato limpo, uma vez que o excesso de umidade acelera a deterioração. Também é bom reembalar tudo utilizando potes, plástico filme ou sacos plásticos de porcionamento. Ah, e nada de guardar alimentos em sacolas de mercado!”, recomenda a profissional.

Posição dos alimentos na geladeira faz diferença? Sim!

Uma dúvida muito comum na hora de arrumar a cozinha é em relação à posição dos alimentos na geladeira: será que existe um local mais recomendado para cada um ou basta colocar onde tiver espaço e pronto? De acordo com as dicas da instrutora de Gastronomia, acertou quem pensou na primeira opção. Isso ocorre porque certos ingredientes precisam de uma temperatura mais alta para que não estraguem, e outros não devem ficar perto de determinado aroma para que não tenham o gosto “contaminado”, por exemplo.

Sara recomenda que produtos mais sensíveis – como folhas, frutas e legumes – fiquem na parte de baixo da geladeira por conta da temperatura mais amena, enquanto laticínios e proteínas em processo de descongelamento devem ficar na parte superior.

Ela também ressalta que alimentos prontos não devem ter contato direto com os que ainda estão crus para que não acabem contaminados, e indica uma atenção extra com as comidas que podem deixar a geladeira impregnada por determinado aroma – como é o caso dos temperos e frutas cítricas. “Para quem, como eu, tem sempre docinhos armazenados na geladeira para emergências, a dica é manter todos eles bem embalados, pois são os mais suscetíveis a absorver aromas assim – acima de tudo, o chocolate”, diz.

Setorizar armários e geladeira também ajuda

Outra dica de ouro é organizar a geladeira e os armários da cozinha por setores para ficar mais fácil achar os alimentos que você precisa – e, ainda, perceber logo o que está faltando para não perder muito tempo com a lista de compras.

Sara Barbosa recomenda, por exemplo, separar uma parte no armário para o que está em uso e deixar uma outra para o que ainda não foi utilizado: “Desta forma, você não corre o risco de abrir várias embalagens do mesmo produto ou acabar esquecendo alguma coisa nas profundezas dos armários”, explica. Já na geladeira, ela dá a ideia de separar uma parte só para os insumos do café da manhã para que você não acabe comprando algo sem necessidade.

Deixar os utensílios mais usados à mostra e desapegar do que não é usado otimiza tempo e espaço na cozinha

Assim como acontece com os alimentos, os utensílios mais usados devem ficar guardados em um local de fácil acesso para otimizar o tempo na cozinha. Assim, fica mais fácil perceber o que é realmente necessário e o que só está ocupando espaço. “Tudo que não está ao alcance das mãos raramente será utilizado. Eu adoro copos e pratos desemparelhados, mas convenhamos: aqueles que ficam na última prateleira a gente nem lembra que tem”, explica Sara.

E ela ainda destaca que é importante não ficar com pena de desapegar de nada para que você tenha mais espaço para guardar o que realmente precisa: “Sabe aquele jogo de travessas deslumbrante que foi herdado da avó e nunca usado? Talvez seja o caso de encontrar outro lar para ele e abrir espaço para uma centrífuga de folhas, por exemplo, que pode ser muito mais útil para sua rotina. Ninguém precisa de uma gaveta abarrotada de utensílios para cozinhar bem e com prazer”, esclarece.

Facas devem ficar em uma gaveta separada para evitar acidentes

Um cuidado simples que muita gente não toma na hora de arrumar os utensílios de cozinha é reservar uma gaveta apenas para as facas. Além de deixar tudo mais organizado, esse hábito ainda ajuda a reduzir as chances de acidentes indesejados, como explica a instrutora de Gastronomia: “Ao deixar as facas de preparo em um lugar separado, você evita cortes nas mãos ao mexer na gaveta”.

Armários e geladeira têm prazo certo para limpeza

Além de guardar tudo no local certo pensando em uma melhor maneira de aproveitar o espaço da sua cozinha e preservar os alimentos, também é importante limpar os armários e geladeira na frequência correta para que o ambiente esteja sempre livre de impurezas e organizado.

De acordo com Sara, os armários podem ser limpos mensalmente sem problemas, enquanto a geladeira precisa de uma frequência de 15 em 15 dias. Mas, além disso, ela também recomenda uma checagem rápida no que já está guardado toda vez que voltar das compras: “Isso é bom para garantir que as validades dos alimentos ainda estão em dia”, finaliza.

*Sara Barbosa é instrutora de Gastronomia do SENAC