Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alho e cebola: A união que tempera a nossa alimentação com muito sabor e saúde!
Guia Culinário 05/05/2016

Alho e cebola: A união que tempera a nossa alimentação com muito sabor e saúde!

Figurinhas carimbadas na cozinha, alho e cebola são quase que unanimidade quando se juntam aos temperos dos pratos brasileiros. Seja em preparações com arroz, no feijão ou na composição de uma deliciosa carne, essa união dá sempre um toque especial de aroma e sabor à comida, potencializando seus principais nutrientes e trazendo muitos benefícios para a saúde.

Quando juntas, essa explosão de nutrientes ajuda muito nas questões de defesa do nosso organismo. Donas de agentes antioxidantes, essa sinergia alimentar proporcia força ao sistema imunológico, que protege o corpo das ações do temidos radicais livres. Por isso, essa dupla também é muito utilizada em remédios caseiros como, por exemplo, o chá de alho com limão. Podendo ser adoçado com mel, essa bebida é ótima para combater gripes e resfriados, atuando como expectorante e prevenindo o envelhecimento das células.

Quais são os benefícios do alho para a saúde?

O alho, por si só, é um expoente alimentar quando o assunto é benefícios para a saúde. Antifúngico e antiviral, ele ajuda a prevenir e tratar doenças no coração, por possuir fitoquímico ligados à vasodilatação, que atuam na redução da pressão arterial. Ele também tem grande poder antioxidante, principalmente quando consumido na forma crua. “O alho estimula o sistema imunológico, mas como todos os alimentos têm suas contraindicações, como por exemplo, deve ser usado com cautela por pessoas que tomam remédios para afinar o sangue”, ressalta a nutricionista Paola Lisboa.

Quais são os benefícios da cebola para a saúde?

Já a cebola, por sua vez, também é muito benéfica para a saúde. Sua casca, por exemplo, possui quercetina, um flavonoide que ajuda a melhorar problemas respiratórios como asmas e bronquite. Dentre seus componentes, ela possui ações anti-inflamatórias e antibactericidas. A cebola também é importante no controle do colesterol. “O consumo ideal da cebola é crua. Experimente macerar um pouco de alho e deixar em conservar no azeite para temperar as saladas”, finaliza a nutricionista.