Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Prato sem carne? Entenda mais sobre as dietas vegetarianas e suas diferenças
Guia Culinário 27/03/2015

Prato sem carne? Entenda mais sobre as dietas vegetarianas e suas diferenças

Para alguns, como os demetarianos, imaginar a vida sem carne, leite, ovos, queijos é uma utopia. Para outros, a vida sem derivados de animais é uma realidade. Enquanto cresce cada vez mais o número de praticantes do vegetarianismo, crescem também as suas classificações e tipos de dietas diferentes. Muitas pessoas ainda adotam a prática sem saber ao certo os seus preceitos. No Brasil, de acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 8% da população das principais capitais do país dizem seguir o vegetarianismo, mas, na realidade, poucos entendem que a ideologia pode ir além do não consumo de carne.

É evidente que toda dieta vegetariana passa pela premissa da não alimentação de animais, e, em alguns casos, seus derivados, no entanto, existe uma gama de classificações para a prática que as especificam e diferem diretamente na dieta alimentar. “Se você deixar de consumir, carne vermelha, peixes, frutos do mar, frango, carne de porco, etc, você será denominado vegetariano. Porém, além de deixar de comer carne, alguns vegetarianos também não consomem leite e derivados, ovos e, até mesmo, também não usam produtos que contenham couro (pele)” destacou a especialista, dividindo os vegetarianos em quatro grupos básicos:

  • Ovolactovegetarianos
  • Lactovegetarianos
  • Vegetarianos estritos
  • *Veganos

Alimentos – De acordo com nutricionista Jéssica Stein, da Clínica Nutrissoma, os alimentos indicados para a dieta Vegetariana são os ricos em proteínas, como as leguminosas e os cereais, as oleaginosas que são ricas em óleos essenciais, as frutas e verduras que são ricas em vitaminas e minerais. “Para uma dieta adequada é necessário variar os alimentos diariamente e manter um prato colorido, respeitando os horários das refeições, assim certamente será garantida a nutrição adequada do organismo”, finalizou.

Confira na galeria a diferença entre as dietas!

*Entre os veganos, existem classificações como os “frugívoros”, que só se alimentam de frutos. Outro grupo de vegetarianos conhecido é o “crudívoro”, que só se alimenta de alimentos crus , vivos, muitas vezes germinados. Os crudívoros não são, necessariamente, veganos. A motivação mais comum entre os crudívoros é a saúde e não é raro encontrar crudívoros que consomem mel e outros produtos de origem animal. Tem também os “ovovegetarianos”, que não consomem nenhum tipo de carne nem laticínios mas consomem ovos e derivados. Há outros termos como “semivegetarianos” e “pescovegetarianos”, que, no entanto, não são reconhecidos como termos vegetarianos.

Produtos relacionados