Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/10/2019

Homus doce existe! Conheça opções que são uma delícia

O homus (também conhecido como humus ou hummus) é um prato da culinária árabe muito apreciado aqui no Brasil. Feito a partir do grão-de-bico, ele tem uma consistência de pastinha, e geralmente é degustado com pães, biscoitos ou torradas. Esse alimento, rico em vitaminas e que ajuda a controlar a glicemia, geralmente é consumido como uma pasta salgada, mas o homus doce também existe e pode funcionar como uma excelente sobremesa. Confira aqui dicas deliciosas de como prepará-lo!

Homus de chocolate é saboroso e nutritivo

Uma alternativa fácil e deliciosa é o homus de chocolate, que vai bem com frutas, como o morango e maçã, por exemplo, ou com biscoitos amanteigados. Você só vai precisar de grão-de-bico, óleo de coco, essência de baunilha, cacau em pó, açúcar ou adoçante e um líquido de sua preferência para dar o ponto: pode ser água, leite, leite vegetal ou suco. Misture tudo no liquidificador e depois vá encorpando a parte líquida. O cacau em pó presente no homus de chocolate contém antioxidantes – prevenindo o envelhecimento precoce -, diminui o colesterol ruim do sangue e ainda fortalece o sistema imunológico. Em suma: é muito nutritivo!

Homus de amendoim é uma sobremesa rica em ômega 3

O amendoim também é uma opção para fazer o homus doce. Sua manteiga é altamente fibrosa, o que aumenta a saciedade. Além disso, o amendoim tem ômega 3 e minerais como fósforo, cálcio e zinco, que fortalecem o coração e fazem bem para o cérebro e para a memória. Além do tradicional grão-de-bico, é necessário usar no seu preparo manteiga de amendoim, um pouco de tahine, baunilha, adoçante ou açúcar e um líquido de sua preferência. Fica uma delícia!

Receita naturalmente saudável

O grão-de-bico presente no homus por si só já reúne vários benefícios para a saúde. Suas vitaminas K, D, E e do complexo B previnem problemas cardíacos, protegem o sistema nervoso e melhoram a pele. Ele também evita a menopausa precoce e causa a sensação de bem-estar, pois libera serotonina. Por fim, o grão-de-bico ajuda na absorção de ferro, o que significa que é excelente para pessoas que possuem anemia.