Farinha de chia x farinha de quinoa: conheça os benefícios de cada uma

Farinha de quinoa é uma opção rica em proteínas, vitaminas e minerais, enquanto a farinha de chia se destaca por ser fonte de fibras alimentares e ômega 3
Farinha de quinoa é uma opção rica em proteínas, vitaminas e minerais, enquanto a farinha de chia se destaca por ser fonte de fibras alimentares e ômega 3

Que tal usar farinhas mais nutritivas e menos calóricas para preparar biscoitos, cookies, bolinhos, pães e outras massas? A farinha de chia, por exemplo, tem um alto teor de fibras alimentares, ácidos graxos e outros nutrientes indispensáveis para uma alimentação saudável. A farinha de quinoa - também conhecida como quinua - também não fica atrás: é altamente nutritiva e funciona como uma ótima substituta da farinha branca em diversos preparos. A melhor parte é que ambas não contêm glúten e, por isso, são muito indicadas para compor o cardápio de celíacos. Quer saber mais sobre essas duas farinhas e seus benefícios? É só continuar lendo!

Farinha de chia: para que serve e seus usos na cozinha

São muitos os benefícios que a farinha de chia pode trazer para a alimentação diária. Além de ser uma alternativa mais nutritiva que a farinha de trigo comum, ela é ótima para quem quer queimar calorias, por exemplo. Confira as principais vantagens de incluir esse ingrediente na rotina:

Farinha de chia ajuda a regular o intestino e garante mais saciedade

Por ter um teor bem elevado de fibras solúveis e insolúveis, a farinha de chia ajuda a dar mais saciedade (o que é ótimo para queimar gordura corporal) e também ajuda a regular o intestino de forma significativa, prevenindo problemas como prisão de ventre e outros relacionados ao sistema digestivo.

Benefícios da farinha de chia: é fonte de ômega 3 e vitaminas

Outro diferencial da farinha de chia é que ela fornece gorduras boas (ácidos graxos essenciais), como o ômega 3, que é muito importante para a saúde do coração e do cérebro. Esse nutriente ajuda a melhorar a memória, o raciocínio, previne problemas circulatórios e ainda surte um forte efeito anti-inflamatório no organismo.

A farinha de chia também é rica em vitaminas A e do complexo B, que fortalecem os sistemas imunológico, nervoso, cardiovascular, melhoram a saúde dos olhos, prevenindo problemas de visão, e ainda cumprem ação antioxidante - isto é, fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos e evitam o envelhecimento precoce.

Esse tipo de farinha ajuda a regular o colesterol

Por ser fonte de ômega 3 e fibras alimentares, a farinha de chia também é considerada uma ótima aliada para o controle do colesterol. Além de diminuir o LDL (colesterol ruim), ela contribui para o controle do índice glicêmico, sendo indicada para quem tem diabetes.

Farinha de chia faz bem para os ossos e músculos

Além de fornecer ácidos graxos e vitaminas, a farinha de chia é fonte de cálcio e ferro - dois minerais indispensáveis para a formação e fortalecimento dos ossos e músculos. Esse tipo de farinha também é rica em outros minerais importantes, como o magnésio, fósforo e ferro. Este último em especial, é o responsável pelo transporte de oxigênio entre as células e evita problemas como a anemia.

Para que serve a farinha de chia na cozinha

Para incrementar mais a sua alimentação no dia a dia, a nossa sugestão é usar a farinha de chia para preparar pães, bolos e biscoitos. No entanto, ela precisa ser combinada com outras farinhas, como a de arroz e de aveia. As duas também são livres de glúten e mais nutritivas que a branca. A farinha de chia também serve para incorporar receitas e shakes, smoothies, combinações com iogurtes e até saladas.

Farinha de quinoa: para que serve e como variar no seu consumo

Assim como a farinha de chia, a de quinoa é fonte de vários nutrientes importantes e pode ser incorporada à alimentação de diversas maneiras - principalmente quando combinada a farinhas integrais, que compõem preparos ricos em fibras e possivelmente livres de glúten. Descubra os principais benefícios da farinha de quinoa:

Farinha de quinoa é uma ótima fonte de proteínas vegetais

Por ser feita a partir da quinoa, um tipo de leguminosa, essa farinha se destaca por ser bem rica em proteínas vegetais. Ela é importante para a formação dos ossos, músculos, garante saciedade e contribui para o controle dos hormônios e outras funções no organismo. Por ser uma fonte alternativa de proteínas, inclusive, essa farinha é ótima para incrementar o cardápio de veganos e vegetarianos.

Esse tipo de farinha é rico em vitaminas do complexo B, C, E e antioxidantes

Outro diferencial da farinha de quinoa é que ela fornece uma boa variedade de vitaminas - do complexo B, C, E e também antioxidantes - que melhoram a imunidade, a saúde da pele, do coração e do cérebro. Essas vitaminas também são importantes para a absorção de minerais pelo corpo e para o bom funcionamento do metabolismo

Alimento contribui para o bom funcionamento do intestino

Assim como a farinha de chia, a de quinoa é rica em fibras alimentares - nutrientes que garantem o bom funcionamento do aparato gastrointestinal, prevenindo problemas digestivos, como constipação intestinal. essa farinha também concede saciedade, ajuda a controlar o colesterol e não contém glúten

Farinha de quinoa protege os ossos e músculos

Esse tipo de farinha é fonte de cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e agentes antioxidantes que ajudam a fortalecer os ossos, músculos e também o sistema nervoso. O magnésio, em especial, é importante para o controle do humor, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

Farinha de quinoa: benefícios para quem tem diabetes

Você sabia que a farinha de quinoa também é bastante indicada para quem tem diabetes? Isso porque ela tem um baixo índice glicêmico e, por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A presença de fibras alimentares é outro fator que contribui para o controle de índice glicêmico. Por isso, a farinha de quinoa é considerada uma excelente escolha para regular a diabetes.

Como consumir farinha de quinoa de diferente maneiras

Por render massas mais consistentes, a farinha de quinoa serve de ingrediente principal para diferentes receitas: pães, bolos, biscoitos, massas de pizzas, panquecas fitness e outras que ficam saborosas e supernutritivas.

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