Dia Nacional de Combate ao Colesterol: aprenda a cuidar melhor da saúde

Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, é importante aprender a importância de ter uma alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gorduras, para evitar problemas cardiovasculares
Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol, é importante aprender a importância de ter uma alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gorduras, para evitar problemas cardiovasculares

Você sabia que o dia 8 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol? A data foi criada com o intuito de conscientizar e informar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares - como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), hipertensão e insuficiência cardíaca. Para evitar esse tipo de problema e garantir bem-estar físico e mental, é fundamental ter uma alimentação saudável e buscar um estilo de vida equilibrado, com a prática de exercícios físicos. Em homenagem a esta data, nós separamos dicas de como combater o colesterol ruim e cuidar melhor da saúde do coração.

Como controlar os níveis de colesterol?

Antes de tudo, é importante destacar que existem dois tipos de colesterol: HDL (considerado "colesterol bom") e LDL (conhecido como "colesterol ruim"), que são produzidos pelo organismo e também adquiridos de acordo com a alimentação. Para que o nível de colesterol fique equilibrado - nem baixo ou alto -, é importante cortar ou reduzir o consumo de determinados alimentos e, ao mesmo tempo, apostar em receitas mais naturais para incluir no cardápio. Existem também outros hábitos, relacionados ao estilo de vida, que devem ser seguidos regularmente para evitar problemas cardíacos. Confira as principais dicas:

Tenha uma alimentação natural, rica em fibras e vitaminas

Para evitar problemas de colesterol alto, o ideal é consumir alimentos naturais ricos em fibras, como vegetais verde-escuros, frutas (banana, limão, laranja etc.), leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja), grãos, cereais e farinhas integrais, como arroz, milho, aveia, linhaça e outros alimentos integrais, que fornecem uma grande quantidade de fibras alimentares, que ajudam de forma significativa a controlar os níveis de colesterol no organismo.

Frutas e legumes ricos em vitamina C e pigmentos antioxidantes, como tomate, cenoura, limão, kiw e, morango, em especial, também ajudam a reduzir o LDL, fortalecem a imunidade e podem ser usados de diferentes formas na cozinha - no preparo de sucos, smoothies, saladas e outros.

Evite o consumo de gorduras, dando preferência a carnes magras

Outra dica fundamental para evitar problemas cardiovasculares é evitar carnes muito gordurosas, dando preferência a peças magras - como frango, peixe (salmão, atum, truta e tilápia), além de oleaginosas, como castanhas, nozes e avelãs, que são ricas em gorduras monoinsaturadas, consideradas benéficas paro organismo. Evite também usar gorduras saturadas no preparo das comidas, como manteiga, margarina e óleo de cozinha (usado para frituras). No lugar, use azeite ou então óleo de coco, que é mais nutritivo.

Pratique exercícios físicos regularmente

Outro ponto importante para manter a saúde do coração em dia é ter o hábito de se exercitar regularmente. Você pode fazer corridas, caminhadas, aulas de natação, dança, pilates, alguma arte marcial e, de preferência, ter o hábito de fazer séries de musculação. Além de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer a musculatura cardíaca, a prática de atividades físicas, principalmente as aeróbicas, ajuda bastante a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Por isso, não abra mão de se exercitar, ok?

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