Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda como o corpo de quem pratica exercícios regularmente trabalha melhor
Movimente-se 16/05/2018

Entenda como o corpo de quem pratica exercícios regularmente trabalha melhor

Todo mundo sabe que para levar uma vida saudável é importante se alimentar bem e praticar exercícios físicos com frequência. Só que muita gente acha que para isso é preciso praticar algum esporte ou ir para a academia, quando caminhar em um bom passo ou mesmo andar de bicicleta já é muito bom para o corpo. Mas você sabe o que muda no nosso organismo quando praticamos exercícios com regularidade, mesmo que eles não sejam tão intensos assim? Conheça os motivos para começar qualquer tipo de treino:

Ajuda a perder peso

Para quem está fazendo dieta esse pode ser o principal motivo para fazer exercícios. Afinal, não há como negar que que eles ajudam a emagrecer. Isso ocorre porque para a atividade metabólica aumenta, e para transportar de forma apropriada o oxigênio para o corpo a hemoglobina retira a energia da glicose, que nada mais é do que o açúcar. Pois é, justamente o vilão das dietas. Mas esse processo metabólico também pode ser realizado com a própria gordura em algumas partes do corpo. Portanto, praticar exercícios significa transformar os agentes que fazem você engordar em energia, e portanto desaparecerem.

Aumenta o preparo físico, dando mais disposição

Não pense que a energia é um resultado momentâneo de quem pratica exercícios. Com o passar do tempo o preparo físico aumenta, o que significa mais disposição para realizar tarefas do dia a dia. Isso se reflete em mais resultados no trabalho e na vida pessoal, pois aquela velha preguiça é deixada de lado, dando lugar a uma vontade maior de sair com os amigos ou fazer qualquer outra atividade que seja de interesse da pessoa que se exercita.

Libera endorfina

A endorfina nada mais é do que um hormônio liberado pelo cérebro responsável pelo prazer. Mas além de dar aquela sensação de bem-estar, ele também possui um efeito analgésico, que controla a dor e alivia tensões musculares. Isso sem falar que reduz o estresse, a ansiedade e até mesmo sintomas da depressão. Há algumas formas de liberar esse “hormônio da felicidade”, e uma delas é justamente através da prática de exercícios físicos. Portanto, mesmo aquela caminhada ou pedalada fará com que você tenha benefícios para corpo e mente.

Evita o surgimento de doenças crônicas

Os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico, fazendo com que seja mais difícil contrair alguma doença, ou então se recuperar mais rápido delas. Mas tirando gripes e resfriados, a atividade também é uma ótima aliada no combate a doenças crônicas. Uma vida sedentária aumenta consideravelmente as chances de desenvolver um câncer, especialmente se a pessoa for obesa, enquanto uma vida ativa reduz, e muito, esse quadro. Além disso, o risco de ter alguma doença cardíaca, diabetes ou mesmo derrame também diminui drasticamente.

Aumenta a autoestima

Além dos benefícios já comentados para a mente, a prática de exercícios também aumenta a autoestima. Isso se deve a diferentes fatores. Em primeiro lugar, muitas pessoas sentem vergonha de seus corpos, e isso costuma ser especialmente verdade quando elas estão acima do peso. Ao começar a emagrecer e a ganhar músculos, tanto homens quanto mulheres costumam ficar mais felizes consigo mesmos. Mas além disso há um fator fisiológico: há uma melhora no fluxo de sangue do cérebro, o que aumenta a sensação de bem-estar. As consequências vão desde reduzir os níveis de estresse até acabar com a insônia, permitindo um sono mais tranquilo.

Veja mais