Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Setembro vermelho: O mês destinado à saúde do coração. Entenda essa campanha
Guia Culinário 29/09/2017

Setembro vermelho: O mês destinado à saúde do coração. Entenda essa campanha

Antes do outubro rosa e do novembro azul – campanhas associadas, respectivamente, aos combates do câncer de mama e do câncer de próstata – nós temos em setembro o mês destinado à cor vermelha, sabia? Ação social voltada aos cuidados do coração, o Setembro Vermelho pretende diminuir consideravelmente o número de casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de mortes no mundo.

Idealizada em 2014, pelo “Instituto Lado a Lado Pela Vida”, a campanha escolheu setembro por se tratar do mês em que acontece o Dia Mundial do Coração, 29/09. Segundo a entidade, a conscientização sobre as doenças cardíacas é vital para controlar o número de óbitos relacionados ao órgão, que chega a 43% no mundo. Ainda, de acordo com a instituição, o Setembro Vermelho ressalta à importância de aderirmos bons hábitos de vida para fortalecer o músculo de maneira natural e saudável.

Cuide do seu coração: saiba como ficar longe dos riscos de infarto

1 – Alimentação equilibrada: Quanto mais optar por uma alimentação natural, livre de conservantes e compostos químicos, mais saudável se torna o seu organismo. Além disso, alguns alimentos são diretamente relacionados com o bem-estar cardíaco, tais como: aveia, azeite de oliva, salmão, atum, suco de uva integral, maçã e as oleaginosas. Esses alimentos são ricos em fibras alimentares que atuam no controle do colesterol e da pressão arterial, prevenindo as doenças cardiovasculares.

2 – Faça um check-up anualmente: Todos os exames são necessários, pelo menos uma vez no ano. E, dependendo da idade, esse espaço de tempo pode diminuir. Ter um acompanhamento médico é fundamental para ver o desenvolvimento do organismo no decorrer dos anos. Além disso, um check-up completo pode ajudar a descobrir doenças antes que o estado dela se agrave, facilitando o tratamento.

Segundo o cardiologista Dr. Gabriel Dotta, o intervalo de tempo depende da condição ou estado de saúde de cada indivíduo bem como o histórico familiar: “O cardiologista determinará o tempo ideal de retorno, que pode variar entre meses ou algumas semanas. Após os 40 anos de idade, recomenda-se consulta anual”, explica o profissional.

3 – Pratique esportes: Uma caminhada leve, andar de bicicleta, natação… Dos esportes mais simples aos mais complexos e intensos, como o crossfit, por exemplo, qualquer atividade regular irá beneficiar a saúde do coração. Isso porque os exercícios físicos ajudam a controlar a frequência cardíaca, combatem a obesidade, também equilibram os níveis de colesterol no sangue e diminuem o estresse.

4 – Mantenha o peso ideal: Você sabe qual é o seu peso correto? Você pode descobrir calculando o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e, aliado a isso, ter um acompanhamento profissional para formular as refeições de acordo com as suas necessidades. A obesidade está relacionada com a saúde do coração e deve ser combatida com uma alimentação saudável.

5 – Fique longe do cigarro e outras toxinas: Fumar é um hábito totalmente contrário à proposta de ser saudável, uma vez que o tabaco pode aumentar a pressão arterial e contribuir com o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

* Outras informações sobre a campanha podem ser conferidas no site do Instituto Lado a Lado Pela Vida ou no site Cuide do seu Coração criado pelo Hospital Sírio Libanês.

* Dr. Gabriel Dotta é cardiologista e especialista em medicina interna. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em medicina interna/clínica médica (SES/SC) e especialista em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – CRM-SP 172.476 / site para contato: www.drgabrieldotta.com.br