Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 08/11/2019

Pigmentos e antioxidantes: qual a relação entre essas duas substâncias?

Quem se interessa por alimentação saudável – e pelos benefícios dos diferentes nutrientes – já deve conhecer bem o poder dos antioxidantes. Eles estão presentes nas frutas, legumes, verduras e são essenciais para o funcionamento do organismo como um todo! Mas você sabia que eles têm uma relação direta com os pigmentos naturais (responsáveis pela coloração dos diferentes vegetais)? Aqui embaixo nós explicamos melhor qual é a ligação entre essas duas substâncias. Dá uma olhada!

Afinal, o que são antioxidantes?

Para quem não sabe, os antioxidantes são ativos naturais que inibem a atuação dos radicais livres. Mas o que isso significa? Na prática, eles combatem o envelhecimento celular e, consequentemente, fazem muito bem à saúde da pele. Além disso, eles são fundamentais para os processos de regeneração e recuperação do organismo. Ou seja, são realmente indispensáveis para o corpo e devem estar presentes na dieta.

Vale destacar que também existem diferentes tipos de antioxidantes: vitaminas, minerais, enzimas e pigmentos naturais (como o licopeno, betacaroteno, clorofila e luteína, que concedem a coloração de frutas, legumes e verduras). Resumindo, existem muitas substâncias que têm ação antioxidante! A boa notícia é que elas estão presentes na maioria dos alimentos naturais: tomate, cenoura, limão, laranja, abacaxi, frutas vermelhas, brócolis, espinafre e afins.

Todos os pigmentos são antioxidantes?

Uma dúvida que pode surgir é se todos os pigmentos naturais são (ou não) antioxidantes. Na verdade, não é possível afirmar que todas essas substâncias combatem os radicais livres, mas a maioria dos corantes presentes nos vegetais são sim antioxidantes. Inclusive, existem estudos que comprovam os benefícios que os pigmentos naturais podem trazer à saúde, pois eles também têm ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de diferentes doenças.

Por isso, uma dieta natural (com poucos alimentos processados, sem conservantes e corantes artificiais) é considerada tão importante! Quando comemos vegetais no dia a dia, consumimos uma quantidade maior de vitaminas, fibras, minerais e, claro, pigmentos com propriedades antioxidantes indispensáveis para a saúde.