Dia dos pais: Prepare um almoço delicioso e saudável para comemorar a data!

O dia dos pais está chegando e, para comemorar a data, nada melhor do que um delicioso almoço, nutritivo e saudável, que deixarão nossos eternos heróis satisfeitos e com muita saúde! Por isso, preparamos um cardápio completo, a partir de nossas receitas, para essa momento especial!
O dia dos pais está chegando e, para comemorar a data, nada melhor do que um delicioso almoço, nutritivo e saudável, que deixarão nossos eternos heróis satisfeitos e com muita saúde! Por isso, preparamos um cardápio completo, a partir de nossas receitas, para essa momento especial!
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

Agosto é o mês do dia dos pais! E um bom almoço com a família sempre é uma maneira mais do que especial para comemorar a data. Por isso, o Conquiste Sua Vida preparou um cardápio saudável, com algumas de nossas receitas deliciosas e altamente nutritivas, que deixarão seus eternos heróis em ótimas formas e amplamente satisfeitos!

O grande segredo do menu para o dia dos pais desse ano é a diversidade de nutrientes separados e distribuídos no prato que conferem mais saúde à refeição, além, claro, de mais cor e sabor. Segundo a nutricionista Caroline Codonho, os alimentos ricos em ômega-3 e antioxidantes são importantes em todas as idades, mas para homens acima de 40 anos são imprescindíveis.

"Uma alimentação com característica antioxidante tem papel preventivo e também de diminuição de danos, além de melhorar a eliminação de toxinas acumuladas no organismo", explica a profissional. Ainda, de acordo com Caroline, um outro alimento importantíssimo na saúde dos homens dessa faixa etária é o tomate, pois atua na prevenção de alguns tumores. Além disso, a nutricionista ressalta que também vale investir nas fibras presentes em cereais integrais, como aveia e arroz integral, que propiciam o bom funcionamento intestinal, e nas castanhas, que, com moderação, têm um excelente papel protetor para o coração."Consumir muitas frutas, legumes e verduras é bom para todas as idades, mas os alimentos protetores são ainda mais benéficos para os pais", ressalta.

Vegetais verde-escuros, alaranjados, vermelhos e amarelos, assim como as frutas e gorduras de boa qualidade (azeite, abacate, castanhas) podem ser consumidas sempre que possível, pois só tem a contribuir para uma boa saúde e bem-estar. Desta forma, opções contendo peixes, frutas e azeite de boa qualidade são muito bem-vindas. A dica, portanto, é quanto mais colorida a mesa, melhor! Então, vamos à sugestão de cardápio!

Cardápio saudável para o dia dos pais

Entrada: Salada orgânica para o acompanhamento. Uma salada sempre colore a mesa e oferece nutrientes variados, ideais para uma refeição, ao mesmo tempo, saudável e saborosa. As folhas utilizadas constituem ótima fonte de fibras que melhoram o fluxo intestinal e oferecem sensação de saciedade. O iogurte é rico em proteínas e as frutas têm alto poder antioxidante, que retardam o envelhecimento e combate diversas doenças.

Prato principal: Enformado de legumes orgânicos e truta defumada. Rico em ômega 3, esse peixe de água doce é muito usado em receitas de dietas para perda de peso. Muito leve e nutritiva, a iguaria é uma importante aliada ao controle dos níveis de colesterol, o que combate problemas cardíacos e de hipertensão.

Para beber: Uma versão saudável do vinho Clericot! Se o seu pai ama degustar um bom vinho, pode apostar no delicioso Clericot. Bebida originária da França e cheia de frutas em sua elaboração, esta versão saudável é ideal para manter também a hidratação em dia.

Sobremesa: Mousse saudável de chocolate com castanhas do Pará. Um cardápio desse precisa de um "grand finale"! E chocolate sempre vai bem, não é? Esta mousse, além de linda e saudável, é também deliciosa e auxilia na redução do mau colesterol (LDL).

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