Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/01/2020

Como usar o leite de soja? 5 ideias para preparar receitas deliciosas

Conhecido também como o coringa das dietas veganas e das sem lactose, o leite de soja é um extrato vegetal delicioso, muito utilizado para substituir ingredientes comuns de origem animal – como o tradicional leite de vaca. Mas, para os que ainda não sabem como aproveitar melhor a bebida no cardápio do dia a dia, nós reunimos 5 receitas com leite de soja que vão desde o clássico mingau para os dias frios a um delicioso suflê de espinafre. Vem dar uma olhada!

1. Durante o inverno, prepare um mingau de aveia com leite de soja

Uma receita aconchegante, quentinha e simples de fazer. Para o mingau de aveia com leite de soja, tudo o que você precisa é de 1 xícara do leite vegetal, algumas colheres de farelo de aveia e amido de milho, açúcar demerara e canela em pó a gosto. Depois é só cozinhar a aveia, o amido e o leite de soja em uma panela – mexendo constantemente em fogo médio até encorpar – e, quando a mistura estiver pronta, polvilhe a canela por cima do prato. Fácil demais né?

Dica: Acrescente morangos fatiados e castanhas para dar um toque final e deixar a receita com um aspecto ainda mais gourmet!

2. Que tal fazer um pudim à base de soja?

Pudim saudável existe e é tão gostoso quando o tradicional! Se você quiser prepará-lo, comece escolhendo os ingredientes certos para a receita. Primeiro, substitua o açúcar comum pelo demerara – que é menos refinado e mais nutritivo. Depois, acrescente à lista leite de soja, amido de milho, duas gemas, essência de baunilha e polpa de maracujá (para a cobertura).

Para fazer a massa, dissolva o amido de milho no leite em uma panela. Acrescente o açúcar, as gemas e a essência, e cozinhe tudo em fogo médio/alto até começar a borbulhar. Quando isso ocorrer, diminua o fogo e mexa o conteúdo por cerca de 10 minutos sem parar. Coloque o resultado em uma forma de pudim e o leve para a geladeira.

A cobertura deve ser feita com polpa de maracujá (ou alguma bebida com o néctar da fruta), açúcar demerara e água. Basta misturar todos os ingredientes em uma panela (até que o açúcar dissolva), levar ao fogo até levantar fervura e mexer bem para que a calda fique levemente caramelizada (e amarelinha). Por fim, cubra o pudim com a mistura e se delicie!

3. Arroz-doce ou arroz de leite

Você já ouviu falar do arroz de leite? Docinho e suave ao mesmo tempo, essa receita é uma ótima forma de aproveitar a bebida de soja e é feita com apenas 5 ingredientes. Primeiro, cozinhe algumas xícaras de arroz branco (somente com água) até que o cereal ficar bem mole. Depois, despeje o leite de soja na mesma panela e mexa bem.

Acrescente leite condensado de soja a gosto (a quantidade é equivalente ao quanto você deseja que o arroz fique doce e cremoso), e coloque também algumas colheres de açúcar demerara. Quando o arroz estiver pronto, separe-o em pequenas porções numa tigela e finalize o prato com cravos-da-índia.

4. Utilize o leite vegetal para fazer uma panqueca ainda mais nutritiva

As panquecas geralmente acompanham recheios deliciosos (daqueles que formam uma explosão de sabores na boca)! Assim sendo, nada melhor do que utilizar o leite de soja para deixá-la ainda mais nutritiva. Afinal, ele é rico em ômegas 6 e 3, é uma boa fonte de proteínas – sobretudo para os que desejam ganhar massa muscular – e ainda ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Comece preparando a massa da panqueca: coloque ovos, farinha integral, leite de soja e óleo vegetal no liquidificador. Bata tudo até ficar homogêneo e acrescente cebola picada e sal a gosto na mistura. Em seguida, frite a massa numa frigideira untada com óleo de coco, adicione o recheio de sua preferência (como a deliciosa combinação de tomate cereja com manjericão, por exemplo) e prontinho!

5. Prepare um delicioso suflê de espinafre com leite de soja

Que tal aproveitar os benefícios de uma folha verde-escura para preparar um suflê de espinafre com o leite? Você vai precisar de cebola e alho picados, claras e gemas, amido de milho, azeite, sal, água temperos a gosto e, claro, espinafre + leite vegetal.

Primeiro, refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite. Acrescente as folhas de espinafre e um pouco água e refogue o vegetal até que ele murche (mas sem perder a sua coloração verde-escura). Depois, leve-o ao liquidificador e bata com as gemas, o leite e o amido.

Por fim, agregue as claras em neve delicadamente, coloque o sal e os temperos, e despeje toda a massa (já batida) em um refratário untado. Agora é só levar ao forno preaquecido e esperar ficar bem douradinho.

Dica: Se quiser, salpique queijo parmesão por cima do suflê antes de levá-lo ao forno para gratinar a massa!