Boro: para que serve esse mineral e por que ele deve estar presente na sua dieta

Abacate é um dos alimentos com maior quantidade de boro, mineral que também está presente no leite
Abacate é um dos alimentos com maior quantidade de boro, mineral que também está presente no leite

Não é exatamente uma novidade que os minerais são muito importantes para o nosso bem-estar. Essas substâncias são as responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo e desempenham funções vitais para o nosso corpo. Mas enquanto alguns são mais conhecidos, como o cálcio, o ferro, o magnésio e o potássio, outros acabam sendo deixados de lado, como é ocorre com o boro. Embora seja pouco mencionado, ele é essencial para o nosso organismo, e por isso é tão importante que ele esteja presente na nossa alimentação diária.

Boro ajuda na absorção de outros minerais

Assim como a vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo organismo o boro faz o mesmo com o cálcio, o magnésio e o fósforo. Pois é, ele é um mineral que permite que o corpo aproveite os benefícios de outros minerais. Com isso, ele indiretamente permite que ossos e dentes fiquem mais fortes, evita que o corpo sofra com doenças cardiovasculares e contribui para a produção de energia.

Aumenta a quantidade de estrogênio e testosterona

Uma questão interessante em relação ao boro é que ele pode aumentar a quantidade dos hormônios estrogênio (produzido por mulheres) e testosterona (que é masculino). Mas não pense em ingerir cápsulas de boro, porque o consumo do mineral apenas auxilia aqueles que estão com deficiência hormonal. O objetivo não é ter mais testosterona ou estrogênio do que o necessário, e por isso se essa for a sua intenção o ideal é procurar um médico.

Alivia sintomas da menopausa

Em primeiro lugar, a menopausa é gerada justamente pela redução na produção de estrogênio, o que significa que o consumo de alimentos ricos em boro já ajuda a aliviar os sintomas dessa fase na vida da mulher. Além disso, a menopausa também pode causar problemas no sono e uma forte sensação de calor, e como o mineral permite a absorção de minerais essenciais, o que consequentemente reduz os efeitos da menopausa. Aliás, ele também alivia as dores menstruais e minimiza os sintomas da TPM.

Previne a artrite e a osteoporose

A artrite nada mais é do que a inflamação nas articulações, que pode ocorrer devido a diversos fatores. A grande questão é que, de uma forma geral, ossos fortes costumam prevenir esse tipo de problema, e o cálcio não é único mineral que fortalece essa parte do nosso corpo. Pois é, o boro também deixa os ossos mais resistentes, o que significa que além de prevenir a artrite também evita a osteoporose. Lembrando que alguns hormônios, como o estrogênio e a testosterona também ajudam na calcificação, e portanto o mineral é essencial para evitar problemas ósseos.

Alimentos ricos em boro

Assim como ocorre com os outros minerais, o boro está presente principalmente em alimentos do reino vegetal. O abacate merece destaque, embora ele também seja muito encontrado em outras frutas, como maçã, pera, uva vermelha e kiwi. Leguminosas, como feijão e lentilha, nozes e cereais integrais, podem ser considerados outros bons exemplos de alimentos com boas quantidades de boro. Por fim, é possível acrescentar à lista chocolate, cebola, batata, leite, café e mel. Como você deve ter percebido, esse mineral está muito presente na nossa dieta, e por isso é tão difícil sofrer com deficiência de boro. Ainda assim, é preciso ficar atento e sempre priorizar uma alimentação variada e rica em diversos nutrientes.

Receitas:
Batata
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