Varie na dieta: Conheça os alimentos regionais brasileiros e modos de preparo!

Regionalidade: O Guia alimentar das regiões brasileiras traz dicas nutricionais e de preparo para uma alimentação saudável. 
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A diversidade cultural brasileira abrange e muito a gastronomia do país, o que torna tarefa difícil manter ou elaborar um conceito padronizado de alimentação comum a toda população. Por isso, para estimular o consumo de alimentos saudáveis, seguindo os preceitos dos grupos da pirâmide alimentar, o Ministério da Saúde lançou recentemente o livro "Alimentos Regionais Brasileiros", que traz dicas de como cozinhar com mais saúde, através de pratos típicos e peculiares de cada localidade nacional.

Desenvolvido como complemento do Guia Alimentar para a População Brasileira , lançado em novembro de 2014, essa nova publicação pretende incentivar especialmente o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com base feita por alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de recomendar que sejam evitados os produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

"A diversidade culinária e variedade de hortaliças e frutas do Brasil possibilita à população manter uma alimentação saudável. O livro Alimentos Regionais é um marco importante no compromisso do governo brasileiro para priorizar a alimentação segura e mais saudável, valorizando a cultura e os saberes das práticas regionais", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Além de orientar sobre o tipo de alimento (características e uso culinário), os Alimentos Regionais traz informações de como comer e preparar a refeição, além de uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira. A intenção é proporcionar a população o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes no país.
Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram realizadas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas na região Nordeste. O foco foi o preparo de receitas culinárias contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nos locais e pratos tradicionais da cultura alimentar dessas regiões, nas quais esses alimentos pudessem ser adicionados sem descaracterizar a comida. A versão digital já está disponível no portal do Ministério da Saúde.


Sul do Brasil é referência no consumo de frutas e hortaliças

A região sul do Brasil é exemplo quanto aos conceitos de alimentação saudável. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão acima do índice nacional em relação ao consumo diário de frutas e hortaliças, dois dos alimentos mais ricos e importantes da nossa nutrição alimentar.

De acordo com os levantamentos, o consumo de frutas e hortaliças na região chega a 24,1%. A ingestão necessária é de pelo menos 400 gramas diariamente. Os dados da pesquisa mostram que as capitais da região estão entre as 10 cidades que mais consomem os alimentos. Florianópolis, com 35%, é a cidade com o melhor índice em todo país, seguida de Curitiba (30%) e Porto Alegre (29%).

Veja uma galeria com as frutas e hortaliças mais populares no Brasil:

Alface: Base das saladas de verdura do brasileiro, a alface contem quantidades razoáveis de vitaminas A e C, de cálcio, fósforo e ferro. Ainda pode ser considerada um calmante muito eficaz, indicado para as pessoas que têm insônia.

Tomate: Hortaliça de maior expressão econômica e de uso mais difundido em todo o mundo, o tomate é fundamentalmente rico em vitamina C e em potássio. Contém ainda vitaminas A, B e K, cálcio, fósforo, ferro, sódio e cloro.

Cenoura: É um alimento importante para todas as idades. É fundamental também na alimentação durante a gestação, pois ajuda a formação do sistema nervoso. Ela auxilia também na formação de ossos e dentes e torna o organismo mais resistente às infecções.

Banana: Rica em sacarose, frutose, glicose, fibras e sais minerais, como cálcio, ferro, sódio, zinco, potássio, magnésio, fósforo, e vitaminas, como a A, B1, B2 e C; possui poucos lipídios, sendo, portanto, de fácil digestão.

Laranja: Sua ação antioxidante-pela grande quantidade de vitaminas A, B e C-fortalece o sistema imunológico. Ainda possui nutrientes importantes como cálcio, fósforo, fibras, flavonoides, óleos e ferro.

Maçã: O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. É eficaz para o emagrecimento, devido à presença de pectina, que atua dificultando a absorção das gorduras e da glicose.

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