Alimentos com a letra V que são nutritivos e valem a pena experimentar

Rica em ômega 3, a vieira é uma carne branca (da família dos moluscos) encontrada em conchas
Rica em ômega 3, a vieira é uma carne branca (da família dos moluscos) encontrada em conchas

Verdade seja dita, existem milhares e milhares de alimentos no mundo - afinal, extraímos nutrientes tanto do reino animal quanto do vegetal! Você já parou pra pensar, por exemplo, em quais são os alimentos que começam com a letra 'v'? Se não, esta é a hora de sanar as suas dúvidas. Nós preparamos uma listinha especial com os principais que você deveria conhecer. Dá uma olhada!

1. Vagem é uma leguminosa versátil e muito nutritiva

Por mais que essa leguminosa seja amplamente conhecida, a vagem muitas vezes passa despercebida em nossa alimentação. E justamente por isso que ela entra na lista dos alimentos com "v" que valem a pena experimentar! Da mesma família que o feijão e conhecida também como "feijão verde", a vagem é composta por vitaminas do complexo B, ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina C), fibras e diversos minerais importantíssimos para o corpo humano. Sem contar com a sua versatilidade na cozinha - ela pode ser cozida, refogada na manteiga, preparada como um ensopado ou acrescida em saladas. O importante é não deixá-la de fora do seu cardápio!

2. Veludo branco é um fruto que possui propriedades terapêuticas

Doce, de pouca polpa e avidamente consumido pelas aves, o fruto veludo branco, para quem não sabe, é facilmente encontrado em uma das árvores mais simples e diminutas das matas do Cerrado e da Mata Atlântica. Com um nome (no mínimo) curioso, o veludo branco é revestido de pelos claros e fininhos (bem parecido com o pêssego), possuindo, assim, uma textura aveludada.

Por ser extremamente rico em sais minerais, cálcio, fibras, ferro e muitos outros nutrientes, o fruto é conhecido pelas suas propriedades terapêuticas. Ele é considerado antibacteriana, antisséptico e um anti-inflamatório natural - além de apresentar benefícios para a circulação sanguínea, controlar os níveis de colesterol e combater a diabetes.

3. Vieira é rica em ômega 3 e aminoácidos importantes para o organismo

Nativa da América do Norte, norte da Europa e Japão, a vieira é uma carne branca pertencente à família dos moluscos. Envolvida (e protegida) por belíssimas conchas, o alimento é apreciado como um prato sofisticado (bem parecido com as ostras). Ele apresenta um sabor leve e sutil - se comparado com outros tipos de frutos do mar -, uma textura similar a dos polvos, e combina muito bem com risotos, saladas, massas ou alimentos mais cítricos.

E são vários os seus benefícios! Vieira é uma poderosa fonte de ômega 3 (ácido graxo muito importante para a manutenção das funções cognitivas do corpo). Além disso, ela é rica em aminoácidos importantes - como a cistina (proteína que fortalece o cabelo) e o triptofano (aminoácido essencial utilizado pelo cérebro).

4. Vinagreira é fonte de fósforo, vitamina C e betacaroteno

Oriunda da África mas extremamente farta no Maranhão, a vinagreira é uma planta de sabor azedo (e um tanto quanto exótico) que acompanha diversos pratos típicos da região maranhense, como, por exemplo, o arroz de cuxá e o batipuru. Além de dar cor e sabor aos alimentos, a hortaliça se destaca pelo seu baixo valor calórico e pela grande quantidade de fósforo, vitamina C, flavonoides (composto químico antioxidante) e betacaroteno que possui. Devido à sua coloração avermelhada, ela é popularmente conhecida de quiabo-roxo, quiabo-azedo, caruru-azedo, azedinha e rosélia.

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