Alimentos batidos no liquidificador perdem os nutrientes? Nutricionista explica

Consumir os alimentos in natura é a melhor opção para aproveitar os nutrientes ao máximo
Consumir os alimentos in natura é a melhor opção para aproveitar os nutrientes ao máximo
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

É bem provável que você já tenha ouvido alguém dizer que alimentos batidos no liquidificador perdem os nutrientes. Essa é uma afirmação muito recorrente entre aqueles que estão frequentemente na cozinha e prezam pelo valor nutritivo das verduras, frutas e legumes. Mas será que isso é verdade? Nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel para esclarecer essa dúvida e entender mais sobre as formas ideais de se consumir os alimentos!

Sim, alimentos batidos no liquidificador perdem os nutrientes

Segundo Cristiane, a afirmação de que os alimentos perdem os nutrientes ao serem batidos é verdadeira. Ao serem triturados no liquidificador, frutas e legumes tendem a reduzir a concentração de vitaminas e outras substâncias importantes para o funcionamento do corpo. Isso ocorre porque, ao entrarem em contato com o oxigênio ou alguns tipos de líquido, como a água, os alimentos passam por um processo de oxidação mais acelerado. Essa alteração diminui as porcentagens de compostos antioxidantes, fibras e vitaminas do complexo B, mas especialmente a vitamina C, presentes nos vegetais.

"Quanto mais as fibras são trituradas, menos funções elas podem exercer em nosso intestino. A vitamina C é volátil, se perde quando entra em contato com o oxigênio e água, assim como o complexo B e diversas outras enzimas", explica a nutricionista.

Coar, bater ou processar os alimentos também reduz a quantidade de nutrientes deles

Não é só o processo de trituração que influencia no percentual nutritivo do alimento. O ato de coar suco também leva à perda de nutrientes, por exemplo. A sugestão de Cristiane é evitar triturar, coar, bater ou processar os alimentos sempre que possível para se obter uma maior absorção de vitamina C e complexo B durante as refeições. "Ao descascar uma laranja e comê-la, você garante a integridade dos compostos bioativos. Assim, comer a fruta é melhor que tomar o suco", alerta a profissional.

Em alguns casos, não dá para fugir do uso do liquidificador ou de outros instrumentos, mas há diversas outras maneiras de se aproveitar os nutrientes presentes na composição dos alimentos. De acordo com a nutricionista, uma das formas de reduzir as perdas é consumi-los imediatamente após o processo no liquidificador, evitando o armazenamento dos alimentos triturados por muito tempo. Dessa forma, é possível conservar a integridade dos compostos bioativos e garantir a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Comer alimentos de forma crua é o mais indicado para melhor aproveitamento dos nutrientes

Se você está em busca de uma dieta mais nutritiva e com o melhor aproveitamento dos alimentos, fugir de alimentos com conservantes, industrializados e processados é uma dica de ouro que vai interferir positivamente na sua saúde! Cristiane afirma que o ideal é buscar consumir os alimentos de forma crua e in natura. "Quando triturados ou centrifugados, os alimentos têm uma pequena perda dos compostos. Ainda assim, são conservadas as melhores fontes nutricionais. Porém, quanto mais natural, melhor", finaliza.

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