Frutas, legumes e verduras: Quais são os alimentos do mês de agosto? Descubra

Agosto é um mês incrível para as frutas, legumes e verduras. Os alimentos da safra são mais nutritivos e saborosos
Agosto é um mês incrível para as frutas, legumes e verduras. Os alimentos da safra são mais nutritivos e saborosos
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Agosto é um mês incrível para as frutas, legumes e verduras. Os alimentos da safra são mais nutritivos e saborosos
Agosto e "a gosto" do seu paladar. O oitavo mês do ano chega com uma enorme variedade de alimentos saudáveis e saborosos para satisfazer todas as combinações, composições culinárias e organizações de cardápios semanais. São, em grande parte, frutas, legumes e verduras, que entram no ápice de suas safras, aumentando consideravelmente os seus valores nutricionais. Descubra alguns desses ingredientes da época e os seus benefícios de consumo.

Disponíveis nos hortifrútis, feiras de rua e supermercado, segundo a nutricionista Sheila Basso, consumir os alimentos da safra é uma maneira de garantir mais saúde, além de economizar: "Quando os alimentos estão na safra a produção é maior, o preço cai e a concentração de nutrientes aumenta, pois o alimento é retirado do solo na época certa. No período de safra, os alimentos possuem menos agrotóxicos, menos produtos químicos que são adicionados na plantação", explica a profissional disponibilizando, abaixo, a lista de alimentos para o mês de agosto. Tome nota!

Frutas de agosto: Opções ricas em vitaminas e minerais


Maracujá: Para compor sucos, vitaminas, mousses e tantas outras preparações, a fruta é versátil e muito saudável. Fonte de vitamina A, C e minerais como potássio e ferro, o maracujá ajuda a fortalecer o sistema imunológico, beneficia a pele, atua no controle da pressão arterial e previne a anemia.

Morango: A fruta vermelha poderá ser encontrada com mais frequência nesse mês de agosto. Rica em poderosos agentes antioxidantes, o consumo da fruta está associado ao combate das ações dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e conferindo pele, cabelos e corpo saudável por mais tempo.

Carambola: Conhecida por seu formato em estrela, quando cortada, a carambola traz beleza aos pratos e também muitos nutrientes. A fruta cítrica e exótica é composta de fibras alimentares que ajudam a tornar o nosso organismo saudável, facilitam o trânsito intestinal, fortalece o coração, previne as doenças cardiovasculares e proporcionam saciedade.

Legumes de agosto: Ingredientes poderosos para dietas alimentares


Abóbora japonesa: Com pouquíssimas calorias, a abóbora é sempre um alimento bem quisto no nosso dia a dia. Fonte de vitaminas A, C, do complexo B, E e K, o legume atua em prol do nosso organismo, fortalecendo-o e tornando mais saudável. A abóbora ainda pode beneficiar a saúde dos olhos e impedir a degeneração macular.

Batata doce: Figurinha certa no cardápio de quem pratica atividade física, a batata doce é fonte de carboidratos complexos, que facilitam o aumento de massa muscular e ainda fornecem energia para o nosso corpo. A batata doce também contribui com o emagrecimento saudável, já que proporciona saciedade e diminui o apetite.

Abobrinha: Um dos legumes mais versáteis da nossa alimentação, a abobrinha pode compor refogados, ser preparada assada, recheada e até em forma de chips, para petiscos. Seus benefícios incluem o controle da pressão arterial, devido à presença de potássio e a melhora do trânsito intestinal, já que também possui fibras alimentares.

Verduras: Alimentos versáteis e nutritivos para acompanhar saladas


Brócolis: Da mesma família do repolho, o brócolis poderá estar presente nas refeições do mês de agosto, com menos agrotóxico e com um preço mais em conta. Rico em ferro, cálcio, vitamina C e fibras, o vegetal ajuda a prevenir a anemia, atua no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos e potencializa o sistema imunológico.

Couve: As folhas de couve nesse mês de agosto estarão mais atraentes, nutritivas e serão mais facilmente encontradas. Uma das verduras mais populares no Brasil possui poucas calorias, sendo indicada para um plano alimentar equilibrado, que visa o emagrecimento, além de ser rica em nutrientes que conferem um organismo saudável e equilibrado.

Espinafre: Rico em flavonoides, um poderoso fitonutriente que é associado ao combate às células cancerígenas, essa verdura pode ser importante para prevenir possíveis tumores no corpo. Fonte de vitaminas A, C, E, K e do complexo B, o alimento também melhora a visão, controla a pressão arterial e garante uma pele bonita e jovem.

Outros alimentos que também estarão em alta: Abacate, abiu, atemóia, kiwi, laranja baia, laranja lima, laranja pera, lima da pérsia, maçã fuji, mamão formosa, mexerica, sapoti, tangerina murcot, abobrinha italiana, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, agrião, catalonha, couve bruxelas, couve flor, erva doce, mostarda, repolho.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

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