7 curiosidades sobre os iogurtes: Por que são tão perfeitos para o corpo?

Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia
Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia
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Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia
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Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia

Nunca existiu tanta variedade de iogurte no mercado como atualmente. Os tipos variam para todos os gostos: há os líquidos – prontinhos para beber –, os cremosos, para consumir com colher; há dos puros, sem sabor, aos adocicados por açúcar ou adoçante, e, até mesmo, feitos com mel, desnatado ou integral. Esse derivado do leite faz parte da lista dos superalimentos, ou seja, a cada pedaço consumido, uma grande quantidade de nutrientes que beneficiam o organismo nos acompanha!

Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia. Pode ser em um saboroso café da manhã, do lanche da tarde, ou até mesmo dentro de uma receita! Segundo a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila é importante manter uma dieta equilibrada quando se consome iogurte, pois mesmo que ele traga muitos benefícios ao corpo, o alimento não opera milagres sozinho.

Veja algumas propriedades do iogurte suas opções de utilização

Adriana ainda salienta que nos casos de excesso de peso, intolerância à glicose e/ou triglicérides elevados, um tipo de gordura presente no sangue, deve-se optar pelos iogurtes sem açúcar e sem mel, que poderão ser adoçados com adoçante. "Para as pessoas com excesso de peso e/ou colesterol elevado deveremos optar pelo iogurte com menor teor de gordura", indica a nutricionista.

1. Proteína: nutriente importante para a formação e manutenção das nossas células, que formarão os nossos tecidos e órgãos. É imprescindível para as crianças garantirem crescimento e desenvolvimento e, para os adultos e idosos, recuperarem e manterem as célula rejuvenescidas.

2. Cálcio: mineral necessário para que tenhamos ossos e dentes saudáveis, evitando, assim, o raquitismo, a osteopenia ou a osteoporose. Além disso, é importante para a contração dos nossos músculos e participa da transmissão dos impulsos nervosos.

3. Vitamina D: vitamina que, junto ao cálcio, participa da formação e manutenção dos ossos. Além disso, estudos apontam que a falta de vitamina D está associada ao excesso de peso e à maior predisposição à diabetes.

4. Bifidobacterium animalis: alguns iogurtes têm maior ação probiótica, pois possuem bactérias benéficas, importantes para o equilíbrio da flora intestinal. Quanto maior esse equilíbrio, melhor será a absorção dos nutrientes. A ação probiótica também auxilia no emagrecimento.

5. Em substituição ao leite: no café da manhã, lanche da tarde e/ou lanche da noite, o iogurte poderá ser utilizado puro, com fruta picada in natura ou seca, ou batido com fruta, como vitamina.

6. Molhos: também é uma boa opção para variar o molho da salada. Nesse caso, utiliza-se o tipo natural, acrescido de ervas finas, mostarda em pó ou pepino picadinho, que substitui bem os molhos à base de maionese ou creme de leite ricos em gordura.

7. Versatilidade: Versátil e delicioso, o iogurte cabe em diferentes partes do dia










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