Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação saudável infantil: 5 formas de estimular as crianças a comerem bem
Guia Culinário 15/02/2022

Alimentação saudável infantil: 5 formas de estimular as crianças a comerem bem

Comer bem é essencial para qualquer pessoa, principalmente para as que estão em fase de crescimento: as crianças. A alimentação infantil merece muito cuidado e atenção para que os pequenos desenvolvam um paladar diverso e, dessa forma, consumam todas as vitaminas e nutrientes necessários para se desenvolver com saúde. A pirâmide alimentar infantil precisa ser baseada no máximo de comida de verdade: muitas verduras, frutas, legumes, grãos e oleaginosas. Sabemos que não é uma tarefa fácil, por isso, reunimos 5 formas positivas de estimular a alimentação saudável para crianças.

A alimentação saudável para crianças começa na despensa

Muitas crianças rejeitam alimentos naturais e preferem comer alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo), que são ricos em açúcar, sal, óleos e gordura. Para adaptar a criança a uma alimentação saudável, comece a evitar levar esse tipo de comida para dentro de casa. Dessa forma, ficará mais fácil evitar ou reduzir o consumo de alimentos pobres em nutrientes. Que tal incluir a criança no processo de escolha dos alimentos? Você também pode convidá-la para assistir a uma preparação de salada de frutas e a manipular os alimentos, sempre tomando os cuidados necessários.

Monte pratos coloridos e os incentive a variedade na alimentação infantil

As cores dos alimentos ajudam a compor pratos mais bonitos e são ótimas para atrair a atenção das crianças. Por isso, preparar pratos bem coloridos, com legumes e verduras variados, pode ser um ótimo incentivo para que elas passem a incluir novos alimentos nas refeições. Outra dica é diversificar a preparação da comida, com receitas saudáveis e coloridas, montar o prato com diferentes apresentações, montar desenhos e carinhas com os alimentos, etc.

Crie o hábito de comer sempre à mesa com os pequenos

A hora da refeição deve ser especial e um momento em família. Dessa forma a criança poderá interagir com os pais, ser incentivada a experimentar novos alimentos, reparar no que os adultos estão comendo… Além disso, comer na mesa é importante para que a criança entenda que a refeição deve ser feita com calma, com total atenção à mastigação da comida. Quando acostumada a fazer a refeição enquanto faz outra coisa, como assistir televisão ou jogar no celular, a criança acaba se distraindo e nem se dando conta do que está comendo.

Dê o exemplo na alimentação para crianças comendo bem

Fazer a criança comer bem e consumir alimentos saudáveis pode ser um grande desafio para os pais. Sabemos que os pequenos imitam o exemplo dado pelos adultos, principalmente daqueles que mais convivem com eles. Por isso, se os pais não comem frutas, legumes e verduras, dificilmente ela irá pensar que são boas opções. O mesmo vale para lanches e bebidas: opte por sucos integrais da fruta em vez de refrigerantes e por snacks saudáveis, como a Maçã desidratada Taeq, para a sua própria alimentação e veja os resultados.

Dê autonomia às crianças na hora de comer

Um erro muito cometido pelos pais na hora de implementar a alimentação saudável na vida da criança é forçá-la a comer os alimentos. Isso faz com que ela tenha uma experiência negativa com a comida e passem a rejeitá-la sem nem ter experimentado direito. Ao invés disso, incentive-a a experimentar a comida mas não force nada. Também é importante deixar que a criança coma sozinha e tenha controle da quantidade de comida que irá ingerir. A introdução da alimentação saudável para crianças deve ser gradativa, sempre respeitando o tempo delas.