Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas vermelhas desidratadas: 4 motivos para consumir esse snack saudável
Guia Culinário 08/05/2020

Frutas vermelhas desidratadas: 4 motivos para consumir esse snack saudável

Andar com snacks fáceis e saudáveis na bolsa é sempre uma boa estratégia, não é mesmo? Muitas pessoas gostam de ter castanhas, amendoins e barrinhas de cereais, por exemplo, para suprir possíveis momentos de fome. As frutas secas, em especial, ganham grande destaque neste quesito, pois são bem práticas e altamente nutritivas. Aqui, nós listamos os principais motivos para incluir frutas vermelhas desidratadas (morangos, amoras, framboesas e cranberries, por exemplo) na sua alimentação diária. Confira!

1. Frutas vermelhas desidratadas ajudam a regular o intestino, pois têm alto teor de fibras

Quando passam pelo processo de desidratação, as frutas perdem a água e ficam mais concentradas em fibras, vitaminas e outras substâncias (levando em conta que o peso da água foi eliminado). Por isso, frutas vermelhas desidratadas se destacam justamente por terem alto teor de fibras e outros nutrientes. Elas ajudam a regular o intestino (auxiliam no processo de digestão), contribuem para o controle do colesterol e da glicose no sangue. Basta consumir pequenas porções dessas frutas diariamente!

2. Têm longa vida útil, são práticas e fáceis de levar na bolsa

Outro ponto interessante do processo de desidratação é que ele aumenta a vida útil das frutas – ou seja, elas duram muito mais e, por isso, podem ser consumidas fora de época. As frutas vermelhas desidratadas são fáceis de levar na bolsa (pois são bem compactas) e, além disso, podem servir de snack saudável por bastante tempo. Uma maravilha, né?

3. Frutas vermelhas desidratadas fazem bem para a memória, pois são fontes importantes de antioxidantes e vitaminas do complexo B

Por terem alto teor de vitaminas do complexo B, as frutas vermelhas desidratadas são consideradas grandes aliadas do sistema nervoso. Elas ajudam a melhorar a memória, o raciocínio e todo o funcionamento do cérebro. Além disso, essas frutas são ricas em antioxidantes, substâncias que fortalecem a imunidade, melhoram a saúde da pele, dos cabelos e combatem o envelhecimento das células. Ao apostar nas frutas desidratadas, você consome uma quantidade maior desses nutrientes indispensáveis para o organismo.

4. Ajudam no processo de cicatrização e têm ação antibacteriana

Você sabia que as frutas vermelhas têm propriedades medicinais superimportantes? Os cranberries desidratados, por exemplo, são fontes de substâncias antibacterianas, antioxidantes e cicatrizantes. Ele é muito indicado, inclusive, para tratar problemas como infecções urinárias, pois ajuda a combater as bactérias e fortalecer a imunidade.