Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos que substituem o feijão
Guia Culinário 21/05/2021

5 alimentos que substituem o feijão

Você já pensou em como substituir o feijão nas refeições diárias? É muito comum que crianças e até adultos não consumam o grão devido ao sabor ou textura do alimento. Mesmo que o feijão faça parte da cultura alimentar dos brasileiros, não é difícil conhecer alguém que diz não gostar muito dele. Apesar disso, a leguminosa é um item muito consumido devido às propriedades nutritivas para o organismo.

Leguminosas têm muitos benefícios para o corpo

As leguminosas são alimentos de origem vegetal ricos em minerais, como ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Assim como o feijão, os grãos do grupo possuem também carboidratos, fibras, proteínas e vitaminas – principalmente as do complexo B. As sementes ajudam a combater a anemia e a imunidade baixa graças aos nutrientes presentes nos compostos.

As leguminosas são redutoras naturais dos níveis de açúcar e colesterol do sangue por sua propriedade fibrosa, o que previne cáries e estimula o bom funcionamento do intestino. Em geral, são alimentos pouco calóricos, apesar de serem ótimas fontes de energia.

5 alimentos que substituem o feijão

A ausência do feijão no cardápio diário pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças que podem ser prevenidas pelo consumo regular de outras leguminosas. Para aqueles que não gostam do grão, o feijão tem substitutos que oferecem benefícios similares. Para te ajudar nessa tarefa, separamos uma lista de alimentos que podem ser consumidos no lugar da semente na rotina alimentar:

1. Lentilha combate fraqueza dos ossos

A lentilha é uma das opções mais consumidas como substituta do feijão. Possui em sua composição grandes quantidades de proteínas e zinco, o que fortalece o sistema imunológico e a estrutura óssea. Inclusive, é uma opção tão energética quanto o próprio feijão, pois produz sensação de saciedade, apesar do baixo teor calórico.

2. Ervilha previne doenças cardiovasculares

A ervilha é um alimento que controla os níveis de açúcar e colesterol do sangue, estimulando tanto a saúde dos vasos sanguíneos quanto o fortalecimento dos músculos, ossos e articulações do corpo. Também trabalha em favor dos sistemas digestório e imunológico.

3. Grão-de-bico impede picos de açúcar no sangue

Por ser um alimento rico em proteína vegetal, o grão-de-bico fornece grande parte dos nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. É um ingrediente que possui triptofano, aminoácido responsável pela síntese da serotonina no sangue, o que produz a sensação de bem-estar e satisfação para o corpo. A leguminosa também controla os níveis glicêmicos do organismo, principalmente no caso de pessoas com diabetes tipo 2.

4. Vagem tem propriedades antioxidantes e é fonte de ômega 3

Por ser rico em ácido fólico, o alimento evita doenças cardiovasculares e coágulos sanguíneos, assim como reduz as taxas de gordura nos vasos e a pressão arterial.

5. Soja é uma proteína vegetal que substitui a carne e o feijão no cardápio

A soja ajuda a prevenir doenças cardíacas por seu aspecto antioxidante, além de evitar os casos de diabetes do tipo 2 pelo estímulo à produção de insulina no corpo e garantir o bom funcionamento do metabolismo.